Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hyundai Ioniq 5 N é superesportivo elétrico com 650 cv e ‘dupla embreagem’

Novo esportivo da Hyundai aproveita vantagens da eletrificação ao mesmo tempo que busca replicar o que há de mais empolgante "no outro lado"

Por João Vitor Ferreira
13 jul 2023, 14h02
Hyundai Ioniq 5 N
 (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

No Brasil, a linha Ioniq da Hyundai chegou atrasada, com modelos híbridos e elétricos que não utilizam a moderna plataforma E-GMP. Ao menos sabemos que, no ano que vem, o multipremiado Ioniq 5 será vendido em nosso mercado. Mas como a grama do vizinho é sempre mais verde, já há uma versão extrema do SUV que, mais uma vez, nos deixará passando vontade.

A Hyundai anunciou o Ioniq 5 N, o superesportivo elétrico que pode arrancar suspiros até dos maiores amantes da gasolina. No projeto, a divisão esportiva da marca usou toda sua experiência adquirida em carros a combustão para criar um modelo que foca na experiência do condutor.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

O Ioniq 5 foi o modelo que estreou a plataforma elétrica global E-GMP da Hyundai, que também é utilizada no Kia EV6, outro elétrico confirmado para o Brasil. Logo, a versão esportiva mantém algumas características, como o par de motores elétricos das variantes mais caras do SUV — um no eixo dianteiro e outro no traseiro.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Claro que, para uma versão esportiva, os 306 cv do Ioniq 5 comum são insuficientes. Por isso, a N fez melhorias nos dois motores, aumentando a potência do dianteiro para 225 cv e do traseiro para 383 cv, que combinados chegam aos 609 cv e 75,4 kgfm. Para dar conta do sistema, a bateria também precisou crescer e agora é de 84 kWh — a autonomia não foi divulgada.

Continua após a publicidade

Mas essa não é sua potência máxima: ativando o modo Boost, feito para arrancadas pontuais, os motores liberam cavalos extras por alguns segundos, chegando ao pico de 650 cv e 78,5 kgfm.

Com isso, a Hyundai divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s e velocidade máxima de 260 km/h. Para quem gosta de modos de condução, há também o N Race — que permite ao condutor configurar seu carro entre  o Enduro, que reduz a potência de pico para quem quer passar mais tempo na pista, e Sprint, que libera todo o potencial do carro para voltas rápidas. 

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Na dianteira, o superesportivo recebeu discos de freio de 400 mm com pinças de quatro pistões, enquanto na traseira são discos de 360 mm. Como um bom elétrico, a frenagem regenerativa está presente e foi aprimorada, oferecendo até 0,6 G de força de desaceleração. A montadora também garante que a transição entre os freios elétrico regenerativo e hidráulicos é feita de maneira imperceptível.

O Ioniq 5 N também recebeu outras mudanças típicas de uma versão esportiva. A suspensão ficou 2 cm mais baixa e o SUV também ganhou 5 cm de largura e 8 cm de comprimento. Já a carroceria ganhou 42 novos pontos de solda e 2,1 m de adesivos para aprimorar sua rigidez. A coluna de direção também foi reforçada e até o motor da direção elétrica recebeu incrementos a fim de melhorar a sensação de esterçamento.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Na aparência, ele manteve suas principais características, como linha de cintura e o perfil quadrado dos faróis e luzes de led. Mas agora há itens típicos dos esportivos, como novas tomadas de ar e difusor dianteiro, um grande difusor de ar traseiro e saias laterais. Outros detalhes são mais estéticos, como a luz de freio triangular e o limpador de vidros traseiro, que não aparecem no Ioniq 5 padrão. As rodas são de alumínio forjado de 21’’.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

No interior as mudanças são um tanto menos interessantes. O Ioniq 5 N recebe um novo volante com muitos botões, além de novos pedais e borboletas de metal usadas para configurar os níveis da frenagem regenerativa. Os assentos são esportivos em concha e o console central ganhou joelheiras e suportes para as canelas.

Compartilhe essa matéria via:

Elétrico ou a combustão

Antes do Ioniq 5 N, a divisão esportiva já tinha se aventurado em protótipos como o RM20e, RN22e e o N Vision. Juntando toda essa base, a montadora desenvolveu melhorias de software que ajudam a melhorar o desempenho do carro em pista.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Um bom exemplo é o N Pedal, quase como uma evolução do sistema de frenagem regenerativa i-Pedal dos elétricos da sul-coreana. Usando tecnologia semelhante, o sistema atua aumentando a frenagem regenerativa para melhorar a capacidade de curvas, além de aumentar a sensibilidade do pedal do acelerador, recriando o feeling de um esportivo tradicional.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Divulgação)

Outros dois novos sistemas são o N Torque Distribution e o N Drift Optimizer. O primeiro tem um nome bem sugestivo e gerencia a distribuição de torque entre os eixos, oferecendo até 11 níveis diferentes de atuação. Já o segundo atua mantendo um ângulo de deriva nas curvas e, caso o motorista necessite de mais ajuda para fazer um drift, ele é capaz de simular a ação do pedal de embreagem dos carros de tração traseira, através do Torque Kick Drift.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Graças ao sistema N e-shift, o Ioniq 5 ganha mais características de um queimador de gasolina. O sistema simula o câmbio de dupla embreagem de oito marchas que a N usa em seus carros a combustão. Ele atua controlando a oferta de torque do motor e simulando até os trancos da transmissão ao trocar de marcha.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Além de agir como um carro a combustão, o Ioniq 5 também pode soar como um: há a função N Active Sound+, que, usando oito alto-falantes internos e dois externos, pode imitar o barulho do tradicional motor 2.0 turbo da divisão esportiva. Existem outras duas opções de som, fazendo com que o SUV reproduza os sons do protótipo RN22e e até de um avião de caça.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Ioniq 5 N ainda não tem uma data para começar a ser vendido, e segue sem preço divulgado. Seu lançamento oficial será feito no Festival de Goodwood, que começou hoje (13) e vai até o dia 16 de julho, no Reino Unido. A julgar pelo entusiasmo do CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, é provável que o SUV esportivo dite o futuro dos próximos carros da divisão N, sendo descrito como um “divisor de águas para alto desempenho elétrico” pelo executivo. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.