Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hyundai Ioniq: híbrido será lançado no Brasil após ter saído de linha

Híbrido foi lançado em 2016, veio para o Salão do Automóvel de 2018 e chegará às lojas brasileiras justamente após sua produção ter sido encerrada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 ago 2022, 09h16 - Publicado em 29 ago 2022, 03h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em breve a Hyundai terá seu primeiro carro híbrido à venda no Brasil. Trata-se do Hyundai Ioniq, um híbrido (HEV) à moda do Toyota Prius no design e na tecnologia. O primeiro lote já foi importado pela Hyundai-Caoa, que dificilmente conseguirá trazer mais unidades: ele acaba de sair de linha na Coreia do Sul.

    A fabricante sul-coreana explicou o motivo para encerrar a produção do modelo, que foi lançado em 2016. Seu foco agora está em sua nova família de elétricos, que por enquanto inclui o Ioniq 5 e o Ioniq 6. Por sinal, a versão elétrica do Ioniq de primeira geração, por assim dizer, saiu de linha em 2021.

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

    O fato é que os Hyundai Ioniq já estão no Brasil: cerca de 60 unidades foram flagradas pelo Autos Segredos na rota entre o porto de Vitória (SC) e as instalações da Caoa, em Anápolis (GO).

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)
    Continua após a publicidade

    Outro fato é que este é o primeiro lançamento da Hyundai-Caoa no Brasil desde fevereiro de 2020, quando trouxe um lote da nova geração do SUV Santa Fe (que já saiu de linha). A empresa passou toda a pandemia sem lançar novos produtos e segue vendendo unidades dos Tucson e iX35 fabricadas em 2021.

    Um velho conhecido

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Divulgação/Hyundai)

    O Hyundai Ioniq já esteve no Brasil antes. Foi atração do Salão do Automóvel de 2018, mas apresentado pela Hyundai Motor Brasil (a empresa responsável pela produção local dos Creta e HB20) “como demonstração do portfólio global da marca para alternativas ambientalmente amigáveis”, disse à época. No ano seguinte, foi flagrado em testes no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O Ioniq não é semelhante ao Toyota Prius (que deixou de ser importado em 2020) apenas na mecânica, mas também no design pensado para ser o mais aerodinâmico possível. Seu coeficiente aerodinâmico é de meros 0,24 Cx. O peso em excesso é evitado pelo capô e pela tampa do porta-malas, feitos de alumínio, e que juntos reduzem o peso total em 12 kg.

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    O Hyundai Ioniq Hybrid tem o motor a gasolina 1.6 16v Kappa (mesma família do 1.0 tricilíndrico, diferente do 1.6 do HB20, que é Gamma), trabalhando em ciclo Atkinson, e gera 105 cv e 15 kgfm. Ele é combinado ao motor elétrico de 43,5 cv (32 kW) e 17,3 kgfm e juntos podem despejar até 141 cv nas rodas dianteiras. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

    Divulgação
    (Divulgação/Hyundai)

    As dimensões são de sedã médio: 4,47 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, com porta-malas de 450 litros. Nos Estados Unidos, defendia médias de consumo melhores que as do Toyota Prius: 24,4 km/l contra 23,8 km/l.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.