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Hyundai Ioniq 5 inicia pré-venda por R$ 394.990 mirando em EX40 e iX1

Desembarca em versão única com 325 cv, tração integral e 374 km de autonomia segundo o Inmetro

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 24 set 2024, 13h01 - Publicado em 24 set 2024, 13h00
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
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Agora com controle total sobre a operação no Brasil, a Hyundai tem um plano de expansão para seu portfólio, atacando no extremo oposto do HB20, com modelos mais caros. O SUV grande Palisade já iniciou a pré-venda por R$ 449.990 e agora é a vez do elétrico Ioniq 5, que começa a ser vendido por R$ R$ 394.990 em versão única.

Não é o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil, pois tivemos o Kona EV, importado pela Caoa em 2023 e que, pouco antes de sair de linha, era vendido por R$ 189.990. É um produto mais atual, o primeiro a usar a plataforma E-GMP e a estrear a sub-marca Ioniq – até então, o nome era usado para um modelo híbrido.

Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

O preço de R$ 394.990 faz com que seja um rival para as marcas premium. O Volvo XC40, por exemplo, parte de R$ 342.950, enquanto o BMW iX1 tem preço inicial de R$ 362.950.

À primeira vista, parece um hatchback médio, mas as aparências enganam. A Hyundai chama o Ioniq 5 de SUV e é um carro consideravelmente grande, medindo 4,65 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,60 m de altura e 3,00 m de entre-eixos.

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Os engenheiros desenharam o utilitário para aproveitar ao máximo seu comprimento e a ausência das peças mecânicas de um carro a combustão, otimizando o espaço interno. Um exemplo é o porta-malas, que tem capacidade para 531 litros. A cabine conta com um assoalho totalmente plano, ajudando no espaço para pernas. Sob o capô ainda está um outro bagageiro, que carrega até 51 litros.

A Hyundai optou por trazê-lo na versão mais equipada e com a mecânica mais potente. Conta com um motor no eixo traseiro de 228 cv e 35,7 kgfm, e um segundo no eixo dianteiro de 101 cv e 26 kgfm. A potência combinada é de 325 cv, enquanto o torque alcança os 61,6 kgfm, ajudando o SUV elétrico a acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 185 km/h, para preservar a carga.

Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

Virá com o novo conjunto de baterias de 84 kWh, que estreou junto com a reestilização lançada em março no mercado global. Pelo ciclo de testes coreano, a autonomia era de até 451 km, entretanto o alcance oficial pelo Inmetro é de 374 km.

Um de seus trunfos é a compatibilidade com carregadores ultrarrápidos de até 80V ou 350 kW, algo não encontrado em outros modelos deste segmento e normalmente reservado para veículos mais caros (como o Porsche Taycan). Utilizando uma estação deste tipo, são necessários somente 18 minutros para fazer uma recarga de 10% a 80%.

Os clientes receberão dois carregadores ao comprar o Ioniq 5. Um é o portátil para uso em corrente alternada, usando uma tomada 200V aterrada e que tem uma potência máxima de 2,6 kW. O outro é o wallbox de 7,68 kW, também de corrente alternada. A Hyundai não fala sobre o custo de instalação.

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Hyundai Ioniq 5 2025
(Divulgação/Hyundai)

Para impressionar, trará todos os tipos de equipamentos que pode imaginar. São duas telas de 12,3 polegadas, uma para a multimídia e outra para o painel de instrumentos, além de um head-up display. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico em oito direções e com memória. Ainda conta com teto panorâmico, sistema de som Bose com seis alto-falantes e subwoofer, câmera 360°, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, assistente de estacionamento traseiro.

As rodas são de 20 polegadas diamantadas e com um desenho mais fechado para ajudar na aerodinâmica. Calça pneus 255/45 e os freios são a disco nas quatro rodas. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira usa um conjunto independente multilink.

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Para deixar o cliente mais tranquilo, o Hyundai Ioniq 5 terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, mesmo prazo para o carregador portátil. No caso da bateria, a garantia é de oito anos ou 160 mil km, assim como seus periféricos (EPCU – que gerencia e controla o fluxo de energia elétrica entre a bateria e os diversos sistemas elétricos do veículo, OBC – que converte eletricidade de uma fonte externa em eletricidade adequada para carregar as baterias do veículo, Redutor e Motores Elétricos). Para o wallbox, a garantia é de um ano só para o produto, considerando a instalação somente se for feita por um instalador homologado WEG.

Quem estiver interessado terá que acessar o site oficial da Hyundai e fazer a reserva, pagando um sinal de R$ 5.000. A fabricante afirma que o primeiro lote terá uma quantidade reduzida, sem informar quantas unidades desembarcarão no país. As entregas estão programadas para novembro.

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