Hyundai vai ignorar Chevrolet S10 para ter picape média exclusiva para os EUA
Marca coreana ainda aposta em elétricos de autonomia estendida, quer expansão da linha esportiva Hyundai N e terá 18 novos carros híbridos até 2030
A Hyundai usou sua convenção anual com investidores para mostrar a estratégia que pretende seguir até o fim desta década. A fabricante tem o objetivo de alcançar 5,55 milhões de veículos vendidos em 2030. Para isso, aposta em novos produtos, eletrificação e ampliação de sua linha de carros esportivos. Mas também terá muitas picapes.
O Brasil mal foi citado durante o evento, chamado CEO Investor Day 2025. Na verdade, a América Latina só foi assunto quando a Hyundai falou sobre sua parceria com a General Motors, que dará origem a cinco novos produtos nascidos de plataformas compartilhadas entre as duas empresas. Entre estes produtos, está uma picape média que será fabricada no Brasil e baseada na Chevrolet S10. Mas este projeto não é para ser global.
Um dos anúncios feitos pela Hyundai que mais chamaram atenção foi a confirmação do lançamento de uma outra picape média, mas exclusiva para o mercado norte-americano. Seu lançamento vai demorar mais: se o carro que será fabricado pela GM está previsto para 2028, a picape dos EUA poderá demorar até 2029 ou 2030. É possível que compartilhe chassi e motorização com o Kia Tasman, mas terá estilo próprio.
Esse projeto vai ignorar a picape da Hyundai baseada na Chevrolet S10 brasileira e há motivo para isso. Se a picape brasileira aproveitará até a mecânica diesel da GM, a picape americana terá motores Hyundai a gasolina e ainda poderá ter opções híbrida plena (HEV) e plug-in (PHEV). Ou seja, será mais evoluída que a picape brasileira. Além do mais, o mercado de picape dos EUA é bastante peculiar, tanto que a própria Hyundai não teve sucesso com a Santa Cruz, uma picape intermediária e monobloco.
Outro pilar importante da estratégia da Hyundai está nos veículos elétricos de autonomia estendida, conhecidos como EREV. O primeiro modelo deve chegar até 2027, com promessa de até 960 km de autonomia. A proposta é entregar a experiência de condução de um elétrico, mas com a segurança de um motor a combustão.
A Hyundai também quer ampliar sua lista de carros híbridos e pretende oferecer mais de 18 modelos HEV até 2030. Essa expansão já começou no Brasil, com o lançamento recente do SUV Kona. A divisão de luxo da marca, a Genesis, também será contemplada com novos híbridos nos próximos cinco anos.
A montadora deixou claro que pretende que 60% de suas vendas globais sejam de veículos eletrificados até o fim da década. A estratégia combina híbridos, híbridos plug-in, elétricos e modelos de autonomia estendida, buscando atender diferentes perfis de consumidores.
A divisão Hyundai N, linha esportiva, continuará em crescimento. Atualmente formada por modelos como Ioniq 5 N, Ioniq 6 N e Elantra N, a família deve passar a contar com mais de sete veículos até 2030.
Segundo José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, a empresa não está apenas se adaptando às mudanças da indústria, mas buscando liderá-las. Ele destacou o compromisso com a eletrificação, veículos definidos por software e excelência de fabricação, sempre com foco no cliente.

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