O Veloster Turbo foi uma das estrelas da edição 2014 do Salão do Automóvel. Na época, a Hyundai chegou a confirmar o início das vendas do modelo com motor 1.6 de 204 cv para o fim do ano seguinte, o que não se concretizou.
Se você ficou ansioso pela chegada do modelo, nós temos uma boa notícia e uma má: a boa é que ele está à venda no Brasil. A ruim é que localizamos apenas um exemplar – e seminovo.
LEIA MAIS
>> Hyundai perde ação e terá de dar Veloster zero km para consumidor
Consultada pela reportagem de QUATRO RODAS, a assessoria da imprensa da CAOA, importadora oficial da Hyundai no Brasil, afirmou que há duas unidades em solo brasileiro, ambas trazidas para homologação – já que a empresa pretendia importá-lo no ano passado, como mencionamos no parágrafo anterior.
De acordo com a CAOA, as altas taxas cambiais para importação inviabilizam a venda do Veloster Turbo no Brasil. Quem acabou vindo para cá oficialmente foi apenas a versão 1.6 aspirada.
Sendo assim, os dois exemplares foram colocados à venda no mercado de seminovos. Um dos veículos, inclusive, está em exposição na CAOA da Rua Colômbia, badalada via de concessionárias de luxo localizada em São Paulo (SP). Segundo um funcionário do local, a unidade é da cor laranja, rodou sete mil quilômetros e está à venda por R$ 140 mil.
Nos EUA, o Veloster Turbo é disponível em três configurações (Turbo, Turbo Rally e Turbo R-Spec), sempre com a mesma motorização: um 1.6 turbo de quatro cilindros e injeção direta, com 204 cavalos e 27 mkgf, acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou um automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
Importada para o Brasil entre 2011 e 2014, a versão aspirada do Veloster foi alvo de inúmeras polêmicas envolvendo distorções entre o modelo que era anunciado em propagandas e as unidades que foram efetivamente vendidas por aqui.
Em maio, a CAOA foi condenada a dar um Veloster zero km (com tudo o que havia sido anunciado) para um comprador que se sentiu enganado.