Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Identificação de veículos deve começar em 2013

Carros receberão chip que possibilitará leitura de informações

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h05 - Publicado em 3 out 2012, 21h00
tecnologia

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou nesta quarta-feira, 3 de outubro, que vai iniciar o processo de identificação automática de veículos – conhecido como Siniav – a partir de janeiro de 2013. Seu principal objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego nas ruas e estradas brasileiras, através do monitoramento de cada veículo em tempo real.

Seu funcionamento se dá a partir de um sistema de radiofrequência, que prevê a emissão de sinais por antenas espalhadas pelas cidades e rodovias. Estes sinais serão captados por um pequeno chip que integra a placa eletrônica a ser instalada em veículos de passeio, motocicletas e carretas. “É uma espécie de tag eletrônico, que ao ser acionado, enviará dados do veículo às antenas que, por sua vez, enviarão as informações para as centrais de processamento, que verificarão a situação do veículo analisado”, afirmou o coordenador de Microinformática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel.

Ainda de acordo com Miguel, a tecnologia possibilitará localizar um carro furtado e associá-lo ao proprietário, facilitando a recuperação do veículo e evitando a clonagem. Será possível também fiscalizar a velocidade média dos automóveis e a circulação em locais e horários em que ela for proibida. Com o Siniav, o Denatran também poderá conferir dados relativos aos veículos e às obrigações do proprietário, como o licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas. Até mesmo a cobrança em pedágios deve ser eliminada por conta do novo chip, já que o valor poderá ser debitado posteriormente, como acontece no sistema Sem Parar usado nas estradas paulistas.

A implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos deve ser concluída até 30 de junho de 2014. O desenvolvimento da tecnologia foi financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades e envolve investimentos de aproximadamente 5 milhões de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.