Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Imprensa indiana se divide entre amor e duras críticas ao novo Citroën C3

Apresentado na Índia, novo Citroën C3 agrada aos olhos e é prático, mas apresenta pontos sensíveis segundo imprensa local

Por Eduardo Passos
8 jul 2022, 17h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Feito entre o Brasil e a Índia, o novo Citroën C3 ainda não chegou ao mercado nacional (seu lançamento foi adiado para agosto), ao passo que já é vendido no país asiático. Há quem diga se tratar de razões de segurança: o modelo brasileiro vem sendo completamente redesenhado para oferecer maior proteção aos ocupantes; uma demanda regional que inclusive gerou atritos nos grupos oriundos de FCA e PSA.

    No que os olhos veem, entretanto, não há tanta diferença assim. Ainda que ajustes sejam feitos para o gosto do consumidor brasileiro e indiano, observar o que o C3 da Índia oferece pode servir como um spoiler do que o consumidor brasileiro terá à disposição quando o modelo finalmente chegar às concessionárias.

    Copyright Maison Vignaux @ Continental Productions
    Dianteira semelhante à do C5 Aircross foi elogio mais unânime dos avaliadores asiáticos (Divulgação/Citroën)

    Estilo do Citroën C3

    Como QUATRO RODAS já adiantou, o Citroën C3 chegará ao Brasil em três versões: Live (básica), Feel e First Edition, de lançamento. A Índia tem à venda as duas primeiras, mas com motores três-cilindros 1.2 que anulam a comparação de performance do carro.

    O que não deve mudar, porém, é o estilo bem chamativo do C3, que aposta em cores fortes e marcas registradas da montadora, como a dianteira e os degraus na porta da frente, a fim de se diferenciar da Peugeot e outras marcas da Stellantis.

    Continua após a publicidade
    Entre-eixos de SUV compacto deve oferecer bom espaço interno
    Entre-eixos de SUV compacto deve oferecer bom espaço interno (Divulgação/Citroën/Citroën)

    A imprensa indiana é unânime ao reparar, de modo positivo, a semelhança entre o C3 e seu primo rico C5 Aircross. Assim como o SUV europeu, que foi responsável pela estreia da Citroën na Índia, o C3 tem DRLs em leds angulados, mas os faróis são sempre halógenos. Também há os chevrons da marca unidos à grade frontal.

    Citroen C3
    (Divulgação/Citroën)

    Outro ponto de elogios comuns foi a combinação de cores, que podem chegar à três ao redor da carroceria. O conjunto de preto, laranja e branco — cor de lançamento na Índia — tem apelo jovial, que condiz com a proposta, no Brasil, de ser um dos carros mais baratos do mercado. Obviamente, aponta a imprensa oriental, isso vem com sacrifícios que comprometem a estética, como a oferta exclusiva de rodas com calotas.

    Continua após a publicidade

    Espaço interno do Citroën C3

    Segundo dados oficiais, o Citroën C3 tem 2,54 m de entre-eixos, e o mesmo deve valer para o Brasil. É mais distância entre os eixos do que, por exemplo, o Fiat Pulse, e os periodistas indianos destacaram não apenas o espaço dos ocupantes como os 315 litros de porta-malas; mais do que o Hyundai HB20 oferece.

    Confirmando a impressão das primeiras imagens oficiais, o C3 tem acabamento completamente plástico. De um lado, a opção do painel em tons de laranja, com central multimídia de 10’’ e acabamentos em laranja, reforça a proposta descolada do veículo, mas a qualidade deixa a desejar.

    Bancos tiveram avaliação positiva no consenso dos analistas
    Bancos tiveram avaliação positiva no consenso dos analistas (Divulgação/Citroën)

    O Autocar até se surpreendeu com a qualidade dos materais, mas destacou partes “mal construídas” no interior. O Times Of India teve opiniões mais mistas e disse que a qualidade do plástico não apenas é inconsistente, como deixa visível o corte de custos no projeto. O Team-BHP já é mais pessimista, e afirma que a economia é, na verdade, “bem evidente”.

    Continua após a publicidade
    citroen_c3_715
    Encostos de cabeça e comandos do vidro elétrico foram bem criticados, assim como detalhes de acabamentos em plástico (Divulgação/Citroën)

    Dois pontos, entretanto, que foram unanimamente criticados pela imprensa indiana envolvem a segunda fileira: os vidros elétricos são comandados por botões que ficam no console central e não é possível ajustar os encostos de cabeça traseiros. O C3 brasileiro terá ajuste dos encostos, revelaram flagras.

    Condução

    Ainda que desconsideremos aspectos ligados ao propulsor do C3, é possível aproveitar aspectos da dinâmica veicular, ainda que o carro nacional tenha seu próprio acerto. Vários avaliadores destacaram que o “feijão com arroz” de McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) se saiu melhor do que a média, aproveitando a expertise da Citroën no assunto.

    Com 18 cm de vão livre, o compacto superou estradas que em nada devem ao Brasil. A rolagem da carroceria, entretanto, dividiu opiniões: houve quem elogiasse a estabilidade do modelo ao mesmo tempo que Sirish Chandran, editor do Evo India, criticou pesadamente esse aspecto.

    Continua após a publicidade
    Copyright Maison Vignaux @ Continental Productions
    Arquitetura do painel, por outro lado, foi altamente elogiada pela forma aliada à função (Divulgação/Citroën)

    “Na primeira vez que virei uma esquina com o C3, liguei para o assessor da marca a fim de conferir com a engenharia se o carro tem barras estabilizadoras”, escreveu na crítica. De fato ele tem tal recurso, mas a foto de uma curva em velocidade razoável, aponta Chandran, embasa sua opinião.

    Copyright Maison Vignaux @ Continental Productions

    Independentemente dessas falhas, o público indiano parece ter adotado o Citroën C3 como uma oferta atraente, e já aposta em relativo sucesso do modelo no mercado local. Resta, a nós brasileiros, saber o que muda em relação ao outro lado do mundo (a existência de um mero par de airbags é uma das apostas) e, principalmente, contra quem o novo compacto concorrerá.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Lá fora, a briga é contra o Tata Punch, Nissan Magnite e o Renault Kiger. Aqui, versões de entrada lutarão contra o Renault Kwid (variante subcompacta do Kiger) e as mais caras podem ameaçar hatches consagrados do mercado, abrindo mão de espaço e performance em troca de estilo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.