Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Impressões: Volvo XC40, bonito e bem equipado

Compacto sueco entra na faixa de maior volume do segmento dos SUVs, onde estão Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA

Por Paulo Campo Grande, de Barcelona (Espanha)
Atualizado em 23 jan 2018, 11h11 - Publicado em 22 jan 2018, 17h22
Volvo xc40
O design jovem e ousado é o cartão de visita do pequeno XC40 (Divulgação/Volvo)

Volvo nasceu em 1927 com a proposta de fazer automóveis desenvolvidos para a Suécia, que entre outras particularidades tem um clima extremo e, naquele tempo, péssimas estradas de terra. Atualmente, sua missão é outra: fazer carros desejados por consumidores de todo o mundo.

Um sinal dessa mudança de compromisso é o lançamento do XC40, um modelo para o segmento que mais cresce no planeta, o dos SUVs.

Volvo xc40
Os faróis full-led, com luzes diúrnas, são itens de série no SUV (Divulgação/Volvo)

Lançado em setembro de 2017, na Europa, o XC40 chega ao Brasil no final de março de 2018. À primeira vista, o XC40 cativa pelo design jovial – no passado, a Volvo não era de fazer carros de magnetizar olhares –, salvo exceções como o P1800, de 1961, e o C70, de 1996.

Com suas formas originais, o XC40 entra para a galeria dos modelos em que o estilo se destaca antes do que qualquer outra qualidade – nesse grupo estão Kia Soul e Land Rover Evoque.

Seu design ousa na grade frontal vertical, na coluna traseira triangular e nas caixas de rodas salientes como as de um carrinho de Hot Wheels.

Continua após a publicidade
Volvo xc40
Emblema da Volvo, símbolo do elemento ferro na alquimia. Principal Ingrediente do aço, elemento do qual o carro é feito (Divulgação/Volvo)

O XC40 é o primeiro SUV pequeno da Volvo. Seu porte é de Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, seus rivais de segmento. Por dentro, ele é menos ousado esteticamente. Mas a vontade de agradar o consumidor universal se manifesta na preocupação em ser funcional.

Volvo xc40
XC40 mede 4,42m de comprimento, o mesmo que um Jeep Compass (Divulgação/Volvo)

As laterais das portas, por exemplo, ganharam espaço ampliado no porta-objetos com a retirada dos alto-falantes (que agora estão sob o painel). Além de maior, o espaço foi revestido por um tipo de carpete que serve para proteger os objetos e absorver ruídos.

Volvo xc40
Os autos-falantes foram instalados sob o painel, para liberar espaço nas portas (Divulgação/Volvo)
Continua após a publicidade

A lista de cuidados é grande e, com tantas comodidades, a vida a bordo é das melhores. O motorista tem tudo à mão, além de boa visibilidade (a coluna traseira larga não atrapalha), e os passageiros gozam de bom espaço e bancos confortáveis.

No Brasil, o SUV terá três versões: XC40, XC40 Momentum e XC40 R-Design.

A primeira terá o motor T4 (2.0 de 190 cv) e as outras, o T5 (2.0 de 254 cv). Sempre com câmbio automático de oito marchas. A tração será 4×2 na primeira e 4×4 nas demais.

Volvo xc40
Os faróis full-led, com luzes diúrnas, são itens de série no SUV (Divulgação/Volvo)

O XC40 é bem equipado desde a versão mais simples. O pacote de série inclui o Sensus Conect (reúne os dispositivos de navegação, conectividade e entretenimento, com tela central de 9 polegadas, painel de instrumentos configurável de 12,3 e sistema de som de 80 W), ar-condicionado, sensor de estacionamento, faróis full-led e o conjunto de dispositivos de segurança (alerta de mudança de faixa, frenagem automática, proteção contra saída involuntária da estrada, ESP, auxílio de partida em rampas e assistente em declives).

Continua após a publicidade
Volvo xc40
Central multimídia usa uma tela de 9 polegadas (Divulgação/Volvo)

A Momentum acrescenta sistema de som de 250 W, carregamento de celular por indução, ar-condicionado dual zone, câmera de estacionamento e seletor de modos de condução (Eco, Confort, Off-road, Dynamic e Individual).

Volvo xc40
Os instrumentos estão em uma tela de 12,3 polegadas configurável (Divulgação/Volvo)

E a R-Design completa a lista com sistema de som Harman Kardon de 600 W, leitor de placa de trânsito, teto solar, trocas de marcha no volante, piloto automático adaptativo e direção semiautônoma (que controla acelerador, freio e direção, sob supervisão do motorista).

 

O acabamento também varia de acordo com a versão. Mas desde a básica o XC40 já tem bancos de couro e painel com revestimento macio. As demais incluem apliques de alumínio ou madeira no painel e nas laterais das portas e nobuck nos bancos (no caso da R-Design). O teto de cor diferente só está disponível para as versões mais caras.

Continua após a publicidade
Volvo xc40
O revestimento colorido não será oferecido no Brasil (Divulgação/Volvo)

Na Momentum, ele é branco, na R-Design, preto. Os preços – R$ 169.950 (XC40), R$ 189.950 (Momentum) e R$ 209.950 (R-Design) – são interessantes, quando comparados aos dos rivais.

Em nosso test-drive, o XC40 R-Design apresentou a direção comunicativa e rápida, que convida a interagir. A suspensão macia, por sua vez, privilegia o conforto sem isolar o motorista da via.

Não fizemos medições, mas o desempenho do XC40 nos agradou – embora o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, divulgado pela fábrica, nos pareça otimista.

Volvo xc40
Porta-malas tem sensor para abertura e fechamento sem uso das mãos (Divulgação/Volvo)
Continua após a publicidade

Em nossa pista, rivais como BMW X-1 SDrive 2.0 e  Mercedes GLA 250 empataram com o tempo de 7,8 segundos. 

Ao final das contas, pelo que vimos, no conjunto, com esse SUV a Volvo deve atingir seu objetivo de agradar aos brasileiros. 

Veredicto

Bonito, funcional e bem equipado, o XC40 tem todos os recursos para cair no gosto do público brasileiro.

FICHA TÉCNICA – VOLVO XC40

  • Preço: R$ 209.950
  • Motor:gas., diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.969 cm3, 82 x 93,2 mm, 10,8:1, 254 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf entre 1.800 e 4.800 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson(dianteira), multilink (traseira)
  • Freios: discos nas quatro rodas
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 245/45 R20
  • Dimensões: largura, 186,3 cm; altura, 165,2 cm; entre-eixos, 270,2 cm; peso, 1.733 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 460 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 6,5 s, vel. máx., 230 km/h
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.