Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ineos Grenadier é releitura do Defender antigo que deixou Land Rover irada

Inconformado com o fim do Defender original, empresário criou sua própria versão do clássico, com motor BMW e projetistas da Mercedes

Por Fernando Pedroso
Atualizado em 9 fev 2023, 16h05 - Publicado em 9 fev 2023, 16h04
Ineos Grenadier
Ineos Grenadier (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

O Land Rover Defender original é um dos símbolos britânicos que deixaram de existir nos últimos anos. Mesmo ganhando uma nova geração muito mais moderna, os súditos do velho utilitário ficaram órfãos do velho utilitário, com suas linhas icônicas.

Um desses súditos, entretanto, tem bastante dinheiro para seguir esse legado: o caso do empresário Jim Ratcliffe, dono da gigante Ineos, uma empresa petroleira e química, e possível novo proprietário do Manchester United.

Ratcliffe resolveu criar seu próprio Defender “antigo” que atendesse às normas de segurança e emissões da Europa, coisa que nem a Land Rover quis fazer. Ganhou um processo contra a fabricante do utilitário original para usar o desenho depois de uma tentativa frustrada de comprar seus moldes e, enfim, conseguiu lançar o seu Grenadier, nome que homenageia o pub favorito do empresário em Londres.

Ineos Grenadier
Ineos Grenadier (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

A Land Rover tinha sua razão para tentar impedir judicialmente a empreitada de Ratcliffe. O Grenadier é muito parecido com o Defender 110 antigo, com estilo quadrado, faróis redondos e até a escadinha na traseira. Por dentro, mais semelhanças, com um console largo e volante bem próximo à porta.

O dono da Ineos gastou 1,5 bilhão de euros para contratar a mesma empresa que desenvolveu o novo Mercedes Classe G. Os motores preferiu comprar da BMW: um 3.0 de seis cilindros com opção de diesel ou gasolina e sempre acompanhado de uma transmissão automática de oito marchas.

ineos-grenadier-expedition-1-0-0140-1675815562
Console largo e volante próximo á porta (Reprodução/Internet)

Para colocar sua ideia em prática, Jim Ratfcliffe ainda comprou uma antiga fábrica onde a Mercedes construía o Smart Fortwo na França. De lá sairão os Grenadier para todo o mundo, inclusive Estados Unidos e, quem sabe, Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.