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Invasão chinesa? Veja quanto as novas marcas venderam até o momento no Brasil

Diversas marcas chinesas estrearam no Brasil desde o ano passado, mas será que os seus números de venda fazem valer a chamada "invasão chinesa"?

Por João Vitor Ferreira
3 out 2025, 10h26
GAC
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Muito se falou da invasão chinesa no Brasil, visto o grande número de marcas que chegaram nos últimos tempos. BYD e GWM foram as que melhor se estabeleceram, a primeira liderando o segmento de elétricos com o Dolphin Mini, enquanto a rival é mais forte entre os híbridos, com o Haval H6.

Mas o que acontece com as outras? Já parou para se perguntar quanto Geely, Neta, GAC e outras venderam desde que iniciaram suas operações no Brasil?

Separamos aqui uma lista com todos os números de vendas dessas marcas mais novas, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Neta

A Neta chegou ao Brasil em 2024, fazendo sua estreia no Salão Interlagos do mesmo ano. Em janeiro de 2025, veio a primeira loja, no Rio de Janeiro. Desde então a sua situação é um mistério.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Seu site oficial não existe mais. Apenas o site da concessionária (Neta|Potenza) ainda está no ar, anunciando os modelos Aya e X com descontos que chegam aos R$ 20.000 para queimar estoque. Paralelamente a isso, a matriz chinesa vem enfrentando sérios problemas financeiros.

Não precisa de muito para perceber que os números de venda não são bons. Desde que iniciou suas operações, ainda em 2024, apenas 96 carros foram emplacados: 53 Aya (R$ 128.900) e 43 X (R$ 194.900).

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Geely

A Geely lançou recentemente sua marca homônima aqui no Brasil, embora já atuasse com a sueca Volvo e outras duas marcas de origem chinesa — que falaremos mais adiante. 

Geely EX5

O lançamento da marca aconteceu em julho, junto com a venda de seu único modelo até o momento, o SUV EX5. Até o momento, ele vendeu 193 unidades, sendo 185 da versão Max, a mais cara que custa R$ 225.800, e apenas 8 da versão de entrada Pro, que parte dos R$ 195.800.

Curiosamente, o site da ABVE indica também um emplacamento do modelo E5, nome chinês do EX5 que está à venda por aqui.

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Riddara

A Riddara é outra marca do grupo Geely que também chegou recentemente ao Brasil e com uma operação igualmente modesta. Em julho de 2024, fizemos um teste exclusivo com seu único modelo, a picape média elétrica RD6. Porém, foi só em setembro que suas vendas começaram.

Riddara RD6 Luxury
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas, assim como o EX5, as vendas da RD6 também estão bem discretas. Apenas 33 unidades estão emplacadas, sendo 17 da versão Luxury (R$ 309.900), e 16 da versão básica Standard (R$ 249.900).

Zeekr

Ainda dentro do grupo Geely, temos a Zeekr, marca de elétricos de luxo que estreou no último trimestre de 2024. Não é difícil perceber que, apesar de ser do segmento premium, é a mais bem sucedida entre as marcas chinesas do grupo.

Zeekr X Flagship
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Desde o início de suas operações, há um ano, houve um total de 444 emplacamentos, divididos entre os três modelos. Quem mais emplacou foi o Zeekr X (parte dos R$ 228.000), com 271 unidades. Em seguida vem o 001 (R$ 495.000), com um total de 155 emplacamentos. Por último, o SUV recém-lançado 7X (R$ 448.000), tem 15 unidades vendidas.

GAC

Uma das marcas com estreia mais recente no Brasil é a GAC, que já chegou com uma série de veículos, todos eletrificados. Desde maio, a empresa já emplacou 1.261 carros.

GAC Hyptec HT
GAC Hyptec HT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre eles, o mais vendido é o SUV híbrido GS4 (R$ 191.990), com 674 emplacamentos, que corresponde a 53% do total. Atrás deles, temos os Aion V (R$ 229.990) e Y (R$ 175.900), dois modelos elétricos que tiveram 263 e 219 emplacamentos até agora, respectivamente.

O Hytec HT (R$ 309.990), o SUV com “asas de gaivota”, emplacou 86 unidades até o momento. E o Aion ES (R$ 170.990) teve 17 emplacamentos. Vale citar que a ABVE registra ainda uma unidade do modelo “Enkoo”, nome original do GS4.

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Omoda & Jaecoo

Jaecoo 7
Jaecoo 7 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As marcas da Caoa Chery também chegaram ao Brasil em 2025 operando juntas, mas são marcas diferentes. Do lado da Omoda, o único lançamento até agora foi o E5 (R$ 209.990), que já vendeu 236 unidades. Já a Jaecoo tem por aqui o SUV 7, que emplacou 692 unidades, sendo 523 da versão Prestige (R$ 249.990) e 169 da versão Luxury (R$ 229.990).

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