Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

JAC desiste de mini-SUV T20 para apostar em elétrico e carros grandes

SUV de sete lugares, picape média movida a diesel e elétrico baseado no T40 já estão confirmados; facelift do SUV médio T6 também pode pintar

Por Leonardo Felix, Paulo Campo Grande, a37171
Atualizado em 4 jan 2019, 09h32 - Publicado em 4 jan 2019, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na foto da fábrica, o compacto tem teto branco
    JAC T20 é uma espécie de J2 anabolizado e com capô alto (Divulgação/JAC)

    A JAC Motors desistiu de importar ao Brasil o pequenino utilitário esportivo T20, baseado no já aposentado subcompacto J2.

    O modelo estava nos planos do grupo SHC, representante oficial da marca no país, para ser lançado em 2019, mas QUATRO RODAS apurou que a conta não fechou e a fabricante decidiu abortar o projeto.

    Isso porque a proposta do T20 seria brigar diretamente com o Renault Kwid no segmento de aventureiros de entrada. Para isso, precisaria de um preço agressivo, mas ficaria difícil alcançar um volume de vendas que justificasse uma margem tão baixa de lucro.

    Lembrando que, diferentemente do Kwid – produzido localmente -, o T20 viria importado da China. “Não faria sentido vender esse modelo por mais de R$ 40.000 ou R$ 50.000, mas os custos de importação não permitiram chegar a um valor atraente”, admitiu uma fonte.

    O hatch da JAC já está em testes no Brasil. Flagra foi feito no ABC, na Grande São Paulo
    JAC T20 já havia até sido flagrado no Brasil e traria um obsolescente estepe pendurado à tampa do porta-malas (Jansen Cara/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A movimentação dá mais uma mostra de que, aos poucos, as marcas chinesas estão migrando dos segmentos de entrada para atuar em nichos de maior valor agregado. Caoa Chery, com os SUVs Tiggo, e Lifan, com X80 e X70, são outros exemplos.

    No caso do grupo SHC, que opera em regime de Recuperação Judicial desde novembro, a receita será apostar as fichas de 2019 em veículos de maior porte, capazes de trazer mais rentabilidade a cada unidade comercializada.

    Para fevereiro já está confirmado o T80, SUV grande de sete lugares com preço já definido em R$ 139.990. Ele virá com motor 2.0 turbo a gasolina de 210 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

    O T80 tem frente alinhada com o novo estilo dos JAC
    O T80 tem frente alinhada com o novo estilo dos JAC (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    No segundo semestre as atenções se voltarão a uma picape média, de nome ainda indefinido, que já vem sendo preparada para nosso mercado desde 2017. Ela trará propulsão 2.8 turbodiesel de 160 cv, câmbio manual e tração com opções 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 reduzida.

    Capacidade de carga será de 1 tonelada e preço deve ficar um pouco acima de R$ 100.000, colocando-a como competidora de custo-benefício atraente frente a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia.

    JAC Picape
    Este é o design da picape JAC, ainda sem nome, que vem para o Brasil (Divulgação/Divulgação)

    Se tudo der certo, a grande surpresa do ano será a chegada do elétrico E40, em junho, por R$ 129.990. O modelo é baseado no SUV compacto T40 e também vem sendo aproveitado por uma joint-venture com a Volkswagen na China, onde é vendido como Sol E20X.

    Continua após a publicidade

    Seu motor elétrico de 115 cv e 27,5 mkgf usa a energia armazenada em baterias da Samsung com capacidade de 33 kWh. O conjunto dá ao E40 uma autonomia prometida de 300 km.

    JAC iEV7s E40
    O E40 é a versão elétrica do SUV compacto T40 (Divulgação/JAC)

    Também há chances – mais remotas – de no último trimestre o grupo SHC trazer a reestilização do SUV médio conhecido no Brasil atualmente como T6, e que teria o nome rebatizado para T60.

    Se vier, o utilitário esportivo chegará com novo visual dianteiro, conforme revelado no Salão de Xangai de 2017, e mesmo conjunto mecânico do T80, porém com o motor um pouco mais “calminho”: 190 cv.

    JAC_Refine_S5_facelift_China_2015-04-06
    JAC Refine S5, o nosso atual T6 e futuro T60, reestilizado na China (Navigator84/Wikipedia)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.