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JAC traz ao Brasil caminhão elétrico com mais torque que motor V12 biturbo

Veículo com foco em entregas urbanas está em regime de pré-venda por R$ 259.900

Por Rodrigo Ribeiro
3 jun 2019, 16h09
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  • JAC iET 1200
    Segundo a JAC, o iET 1200 é capaz de recarregar suas baterias em modo rápido em 2 horas (Divulgação/JAC)

    A ofensiva elétrica da JAC do Brasil anunciada pelo seu presidente, Sérgio Habib, à imprensa brasileira em Xangai já começou.

    Além do iEV40, que segue em pré-venda por R$ 153.990, a marca começou a oferecer em seus concessionários o caminhão elétrico iET 1200, por R$ 259.900. O utilitário tem PBT de 5,8 toneladas e exige CNH de categoria C.

    Seu motor elétrico de 177 cv e 122,4 mkgf é inferior ao usado no protótipo do Volkswagen E-Delivery, mas o caminhão da JAC se diferencia por ser menor e já estar sendo produzido em série.

    O torque de 1200 Nm, aliás, dá o nome ao modelo e também é um dos diferenciais esse tipo de veículo em relação aos convencionais a diesel e supera de longe a maioria dos modelos a gasolina.

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    O Mercedes-AMG S65 L V12 biturbo, por exemplo, tem “só” 102 mkgf.

    O E-Delivery foi derivado do Delivery que a VW lançou em 2018.
    O E-Delivery foi derivado do Delivery que a VW lançou em 2018. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Delivery 6.160, que tem o mesmo PBT do iET 1200, tem 43,8 mkgf e câmbio manual de seis marchas, outro dificultador para o trânsito urbano.

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    Autonomia restrita

    Segundo a JAC, o alcance do iET 1200 é de 200 km, suficiente apenas para entregas urbanas. No entanto, a marca não revelou uma informação crucial para o segmento: a capacidade de carga.

    Uma versão de menor potência (82 cv) do caminhão na China consegue levar modestas 2,6 toneladas. Como referência, o mesmo Delivery 6.160 usado como referência anteriormente leva quase 3,5 toneladas.

    A marca também afirma que a recarga lenta (em tomada de 220 V) em 17 horas. Em modo rápido, que requer tensão de 380V, esse valor cai para 2 horas.

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