Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Jaguar Land Rover cria porta que abre sozinha para acesso de deficientes

Empresa espera que nova tecnologia possa ser oferecida em todos os modelos das duas marcas no futuro; atleta com três amputações é o "cobaia"

Por Thais Villaça
26 dez 2018, 09h16
Porta mobilidade JLR
Portas são abertas por uma série de sensores e fecham ao apertar um botão (Jaguar Land Rover/Divulgação)

Para facilitar o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência ao carro, a Jaguar Land Rover desenvolveu o protótipo da chamada porta mobilidade, que abre automaticamente quando o motorista se aproxima. Isso ocorre graças a uma combinação de sensores de movimento, tecnologia de abertura sem chave e controle de gestos.

Uma vez dentro do veículo, os ocupantes podem fechar a porta mobilidade por meio de um botão, evitando a necessidade de alcançar a maçaneta. A empresa afirma que a tecnologia pode facilitar significativamente a vida de motoristas com deficiência, já que muitos reclamam das dificuldades de acesso ao carro. Também é um recurso útil para aqueles que precisam abrir a porta carregando itens pesados.

Porta mobilidade JLR
Atleta Mark Ormrod, que sofreu três amputações, trabalhou diretamente com a marca (Jaguar Land Rover/Divulgação)

O sistema foi desenvolvido ao longo de seis meses e, agora, vem sendo testado em uma unidade do Range Rover Sport. A JLR espera que a tecnologia possa ser oferecida em todos os seus modelos no futuro, especialmente em veículos compartilhados.

Continua após a publicidade

Sensores de radar do lado do motorista detectam carros e outros obstáculos para prevenir danos quando a porta for aberta automaticamente. O sistema de entretenimento mostra o status de cada porta, além de permitir operar as duas dianteiras. O software pode ainda ser usado para programar que as portas sejam fechadas e trancadas também sozinhas quando o motorista se afasta do veículo.

Durante o desenvolvimento do protótipo, a empresa trabalhou com o atleta Mark Ormrod, medalhista de ouro nos Jogos Invictus – evento que reúne diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência –, que teve as duas pernas e o braço direito amputados por uma bomba no Afeganistão há 10 anos.

Ele elogiou o sistema, afirmando que abrir e fechar as portas pode parecer uma tarefa insignificante para a maioria das pessoas, mas acabam se tornando frustrantes para aqueles que precisam conviver com a deficiência física.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.