Gosta do Toyota Corolla Cross mas acha que falta um pouco mais de atitude off-road a ele ou não consegue esticar a verba até o RAV4? Talvez seja possível realizar seu sonho por menos do que você imagina.
Um customizador japonês usou essa filosofia. No caso, para ter um Toyota RAV4, ele pegou um Corolla Cross e adicionou alguns toques para deixar o SUV médio com o mesmo estilo do “irmão” maior, mas com uma pegada bem mais aventureira.
As mudanças mais significativas estão na dianteira. A grade foi totalmente reformulada e ganhou o design hexagonal com barras horizontais do RAV4. Por causa do novo para-choque, mais robusto, os faróis de neblina foram movidos para cima, diferente do Corolla Cross onde eles ficam nas extremidades inferiores. A grade também perdeu o tradicional logo, que foi substituído pelo nome “Toyota”, como na Hilux GR-S.
O que não mudou muito foram os faróis. Aparentemente, o modificador resolveu manter os do Corolla Cross, que são um pouco mais arredondados. Vale lembrar que o design do “RAVCross” baseia-se nas especificações japonesas dos dois SUVs, que são um pouco diferentes dos vendidos no Brasil.
Para deixar o “RAVCross” com mais jeitão de aventureiro, ele recebeu novos apliques de plástico nos para-lamas, racks de teto – com direito a caixas com capacidade de 52 litros –, um conjunto de leds no teto e até um toldo, para você ter onde fazer o seu piquenique quando for se aventurar por trilhas.
Não foi informado se a motorização do modelo passou por alterações. Porém, o Corolla Cross híbrido japonês traz um motor 1.8 combinado a outro elétrico, assim como o vendido por aqui, mas tem tração integral, o que já é interessante para o off-road. Mas com certeza, o conjunto híbrido com motor 2.5 e três motores elétricos, que produz 222 cv combinados, é bem mais interessante.
Mesmo que o motor tenha se mantido, a suspensão foi aprimorada para aguentar as trilhas. O “RAVCross” recebeu um elevador de suspensão para aumentar sua distância em relação ao solo. Também foram instaladas novas rodas Delta Force de liga-leve de 16’’ com pneus todo terreno.
De acordo com o customizador, que expôs o SUV no Salão de Tokyo, foram gastos aproximadamente U$S 7.100 na transformação. Em reais, esse valor chega a R$ 36.100, em conversão direta. No Brasil, a diferença entre o preço do Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 207.790), o topo de linha, e o RAV4 SX Connect Hybrid (R$ 308.690) é de exatos R$ 100.900.
Supondo que você já tenha um Corolla Cross, seria mais barato você montar um “RAVCross” nesses moldes do que comprar um RAV4. O que seria bem possível, já que o modificador afirma que o para-choque utilizado precisa de aproximadamente quatro encaixes, dependendo do nível de acabamento do SUV.