Depois de praticamente quatro meses fora do configurador, o Jeep Compass Sport, versão de entrada do SUV médio, volta a estar disponível para os clientes no site da marca pelo preço de R$ 172.890.
Em novembro, ele foi retirado devido a falta de componentes, uma estratégia para dar maior prioridade para as versões topo de linha, que tinham maior procura.
O retorno da versão básica reacende a disputa com o Toyota Corolla Cross XR (R$ 158.290) e o Volkswagen Taos Comfortline (R$ 181.490), o Compass também terá que lidar com o irmão menor Renegade. Isso porque o Compass Sport está mais barato que as versões 4×4 do Renegade, Trailhawk e Serie S, que custam R$ 173.690.
Além do menor preço, o Compass Sport tem como principal vantagem o maior espaço, obviamente. Porém, o Renegade nas duas versões topo de linha traz tração 4X4 e um pacote de equipamentos digno das versões mais caras do Compass, trazendo itens como frenagem automática de emergência, alertas de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de estacionamento.
De resto, os dois têm seis airbags, central multimídia de 8,4’’, faróis e assinatura Full Led, farol alto automático, sensor de chuva, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A seu favor, o Compass traz ar-condicionado automático de duas zonas de série.
Na parte mecânica, o motor é o mesmo 1.3 turbo que rende até 185 cv e 27,5 kgfm. A diferença está no câmbio automático: o Compass Sport tem seis marchas, enquanto o Renegade tem nove graças à tração integral.