Desde abril, todo Jeep novo sai de fábrica com cinco anos de garantia. Mas a aproveitou para também estendeu a garantia dos carros fabricados no Brasil (Renegade, Compass e Commander) a partir do ano/modelo 2021/2022 de três para cinco anos. O problema estava nas condições.
O regulamento da chamada “Garantia Ampliada” previa, por exemplo, uma tolerância de seis meses ou 5.000 km para quem havia perdido a primeira, segunda ou terceira revisão. Bastaria pagar pela revisão perdida para ter a garantia de fábrica revalidada e a ampliação de garantia aplicada ao carro.
Contudo, carros com todas as revisões feitas corretamente e mais de 60.000 km rodados ficariam sem direito a ampliação da garantia. Seria o caso do Jeep Compass do teste de Longa Duração, que já beira os 100.000 km.
A novidade é que a Jeep reviu o regulamento e agora não há limite de quilometragem para a ampliação da garantia dos seus carros para cinco anos. Mas é necessário “estar dentro do período de garantia contratual, com plano de manutenções em dia e demais condições preconizadas no Manual de Garantia do veículo”.
Também é necessário levar o carro à concessionária para revalidar a garantia, exceto os carros modelo 2024 em diante.
Mas vai o alerta: a ampliação da garantia só pode ser feita enquanto o carro estiver dentro do prazo da garantia original, de três anos. Os Jeep Compass 2021/2022 foram lançados em maio de 2021, então já começaram a sair do prazo da garantia original.
Além disso, essa ampliação da garantia para cinco anos não é total. Ela cobre motor, transmissão, caixa de transferência e tração dianteira e traseira, e continua vinculada às revisões regulares do veículo, conforme manda o manual.