Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Jeep pode ser comprada por chinesa Great Wall, diz agência

Empresa admitiu interesse na aquisição da marca, que poderia ser separada do restante do grupo FCA

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2017, 16h05 - Publicado em 21 ago 2017, 13h58
Haval H7
A Haval é a marca de SUVs da Great Wall que poderia tirar proveito da aquisição da Jeep (reprodução/Divulgação)

Os boatos de que a FCA seria comprada pelos chineses estão cada vez maiores. Mas a venda pode ser diferente do que muitos imaginavam. Isso porque a Automotive News revelou que a Great Wall Motor Co. estaria interessada em adquirir a Jeep, e não todo o grupo FCA.

Se isso realmente acontecer, a Jeep seria separada do restante do conglomerado, deixando em xeque o futuro de Fiat, Chrysler, Dodge e RAM. Esse movimento não seria inédito para a empresa, já que a própria FCA admitiu que cogita fazer o mesmo com Alfa Romeo e Maserati. A Ferrari não faz mais parte do grupo desde 2016.

A presidente da Great Wall, Wang Fengying, confirmou à Automotive News que a Great Wall pretende adquirir a Jeep e já “contatou a FCA” para iniciar as negociações. A declaração de Fangying, aliás, contradiz o discurso da FCA, que desmentiu qualquer tipo de contato por parte da Great Wall.

jeep-compass
No Brasil, a marca Jeep teve grande crescimento graças aos modelos Renegade e Compass (Divulgação/Divulgação)

O interesse dos chineses na Jeep faz sentido. Afinal de contas, analistas de mercado asseguram que a marca off-road é a mais desejável do portfólio da FCA, valendo mais do que o próprio grupo, aliás.

Xu Hui, porta-voz da Great Wall, afirmou que a empresa expressou interesse indireto na Jeep, mas ainda não fez uma proposta oficial de compra.

“Estamos muito interessados na marca e a monitoramos há muito tempo. Nosso objetivo é se tornar a maior fabricante de SUVs do mundo, e adquirir a Jeep, uma marca forte e reconhecida globalmente neste segmento, nos daria condições de atingir esta meta mais rapidamente”, declarou Hui.

Possível interesse da concorrência

Se a Great Wall surge como possível candidata à adquirir a Jeep, uma fabricante de peso do mercado norte-americano também estaria na lista de interessados.

Continua após a publicidade

A Automotive News cita que a GM (que já rejeitou veementemente qualquer chance de fusão com a FCA em 2015) poderia adquirir a Jeep para preencher a lacuna deixada pela extinta Hummer dentro do grupo General Motors. Por enquanto, nada passa de mera especulação.

De qualquer maneira, a Jeep não seria a primeira nem a última empresa adquirida pelos chineses. A Geely já adquiriu a Volvo e a Lotus, enquanto a Pirelli também virou propriedade dos asiáticos. O mercado norte-americano ainda não foi assediado pelos poderosos da China. Pelo menos por enquanto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.