SUV mais vendido do país em 2021, com 73.913 unidades, o Jeep Renegade 2022 finalmente recebe sua linha 2022 equipado com novo motor T270, o 1.3 GSE turbo de 185 cv que já equipa o Compass e também a Fiat Toro.
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Além de ganhar novo fôlego, o Jeep Renegade 2022 aposenta os motores 1.8 E.torQ flex (139 cv/19,3 kgfm) e o 2.0 Multijet turbodiesel (170 cv/35,7 kgfm), que acompanhavam o SUV desde o seu lançamento, em 2015. O 1.8 clamava para ser substituído, pois sua falta fôlego e consumo elevado sempre foram criticados. Já o motor 2.0 turbodiesel se despede mesmo que seu desempenho e eficiência não fossem um problema, ao contrário dos preços proibitivos das versões a diesel.
Vale lembrar que o novo propulsor é mais potente que o antecessores rendendo até 185 cv, já o torque supera com grande vantagem o do motor 1.8, sendo menor que o da motorização a diesel. O T270 tenta compensar isso com um melhor desempenho no consumo de combustível e no 0 a 100 km/h, na casa dos 8 segundos para os 4×2.
O Jeep Renegade 2022 será vendido em quatro versões, duas com tração dianteira e duas 4×4, confira os preços oficiais e o conteúdo de cada versão:
Jeep Renegade Sport 1.3 Turbo 4X2 2022 – R$ 123.990
Tem de série 6 airbags, controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico sem auto hold, TC+, modo Sport, câmera de ré, quadro de instrumentos analógico com tela de 7 polegadas, ar-condicionado manual, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis full-led, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, piloto automático com limitador de velocidade, 3 portas USB, rodas de liga leve aro 17″, start stop, bancos de tecido.
Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo 4X2 2022 – R$ 138.990
Soma ao pacote do Sport borboletas para trocas de marcha sequenciais, central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em led, bancos em couro, quadro de instrumentos digital com 7 polegadas, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, carregador de celular sem frio com refrigeração, rodas de liga leve aro 18, sensor de estacionamento traseiro.
Jeep Renegade Série S 1.3 Turbo 4X4 2022 – R$ 163.290
Câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4 permanente com quatro modos de funcionamento e bloqueio eletrônico do diferencial, 4×4 Low, assistente de descida em rampa, 7 airbags, sensores de luminosidade e chuva, teto com revestimento interno preto, chave presencial, rodas aro 19, farol alto automático, assistente de baliza automática, detector de tráfego traseiro, monitor de pontos cegos, retrovisor interno eletrocrômico. Teto solar é opcional.
Jeep Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4X4 2022 – R$ 163.290
Mesmo pacote do Série S, mais rodas aro 17 com pneus de uso misto, suspensão elevada, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com grafismo exclusivo, costuras vermelhas no acabamento, modo de tração Rock, proteções off-road. Angulos aumentam para 30° no ataque, 22° em rampa e 32° na saída.
Em relação a linha 2021, houve um aumento de preços em relação as versões 4×2. Anteriormente a versão de entrada era a STD 1.8 flex, que custava R$ 96.990 e sai de linha. Na comparação com a versão de entrada da linha 2022, mais completa e com novo motor, o aumento é de R$ 27.000.
Já em relação as versões 4×4 houve redução no preço. A Trailhawk custava R$ 180.990 e agora sai por R$ 163.290 – uma redução significativa de R$ 17.700.
Lotes iniciais e garantia de preço para o Renegade 2022
A marca garantiu que esses preços de lançamento são garantidos para as primeiras 11.500 unidades em três lotes. O primeiro lote é destinado aos clientes que se cadastraram em pré-venda com 4.500 carros, com faturamento previsto para acontecer entre fevereiro e março.
O segundo lote é de 2.500 exemplares – incluindo as 1.000 primeiras unidades que oferecem uma placa numerada exclusiva para o cliente, com faturamento até março. E um terceiro e último lote com 4.500 unidades com faturamento até abril. Portanto, os Renegade faturados após abril terão reajuste de preço.
O que muda no visual do Renegade 2022?
Na dianteira, destaque para uma grade mais estreita com as tradicionais sete barras. O para-choque também foi remodelado e está mais proeminente. Os faróis são full led e também tem novo desenho com dupla função e aquela iluminação redonda foi substituída por um desenho de meia lua. Além disso os faróis passam a contar com as luzes de seta e também o DRL (antes estavam integrados na parte inferior do para-choque) compartilhando o aro iluminado.
A imagem da traseira revela um novo conjunto de lanternas de leds, que destaca a parte central em “X”. O para-choque também é novo, com uma placa cinza na região central e um gancho de amarração vermelho nas versões 4×4. Ele mudou o suficiente para ter prejudicado o ângulo de saída do SUV – passou de 35° para 32°. As rodas também tem novo desenho e mudam conforme a versão.
Há duas novas opções de cores, o Punk`n Orange, exclusivo da versão topo de linha, uma cor herdada do Wrangler Rubicon, e há, ainda, o Cinza Sting, também sólido.
No interior, além da central multimídia atualizada, o Renegade recebe o mesmo volante dos Compass e Commander, o quadro de instrumentos digital da Fiat Toro (a partir da versão Longitude) com grafismos exclusivos e uma nova padronagem de tecido dos bancos.
As novas tecnologias do Renegade 2022
O Renegade traz de série seis airbags e acrescenta mais um para as versões 4×4. Também é equipado com assistentes de tecnologia de auxilio a condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e detector de placas de trânsito. As versões topo de linha contam ainda com monitoramento de ponto cego, estacionamento automático (park assist) e farol alto automático.
Desempenho muito melhor com motor 1.3 GSE turbo
O Renegade 1.8 flex deixava a desejar, mas o 2.0 diesel andava bem. Com o novo motor 1.3 GSE turbo flex, porém, o Jeep Renegada está ainda mais rápido.
No caso do Renegade Trailhawk 4×4 T270, a Jeep promete um zero a 100 km/h em 9,9 segundos quando com gasolina e 9,7 s quando com álcool. Para efeito de comparação, o 2.0 diesel cumpria o mesmo em 9,9 s, nos números da fabricante, com máxima de 190 km/k. No caso das versões 4×4, o tempo de 0 a 100 km/h é de 8,8 s (gasolina) e 8,7 s (etanol).
O 1.8 precisava de otimistas 11,1 s com etanol e não passava dos 182 km/h. O Renegade 1.3 chega aos 202 km/h quando com etanol. A redução do peso na comparação com o antigo Trailhawk diesel é de 31 kg, de 1.674 kg para 1.643 kg.
Consumo do Jeep Renegade 1.3 turbo 2022 (números do fabricante):
Consumo no Jeep Renegade T270 4X2:
Ciclo urbano: 11,0 km/l (gasolina) / 7,7 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,8 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
Consumo no Jeep Renegade T270 4X4:
Ciclo urbano: 9,1 km/l (gasolina)/ 6,3 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 10,8 km/l (gasolina)/ 7,6 km/l (etanol)
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