Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

VW Jetta pode ganhar versão elétrica – e independente da linha ID

Ainda sem versão elétrica, muitos clientes e amantes do modelo ficam com receio de que o Jetta possa mudar de nome e visual para entrar na linha ID

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 24 ago 2021, 12h56 - Publicado em 24 ago 2021, 03h03
Novo Jetta (azul) e Jetta GLi (vermelho) vistos 3/4 por trás
Durante o anúncio do facelift do Jetta 2022, a empresa revelou planos de eletrificação do sedã (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen até garantiu um novo motor e um novo câmbio para o novo Jetta 2022. A expectativa é de que o novo sedã chegue às concessionárias norte-americanas no último quarto de 2021. Mas os engenheiros da fabricante alemã trabalham em uma atualização mecânica ainda maior para o sedã médio. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Enquanto ainda não se sabe se o novo motor 1.5 TSI de 160 cv e o câmbio automático de oito marchas chegarão ao Brasil, a VW já está com a cabeça na eletrificação do sedã. 

VW Jetta GLi vermelho visto 3/4 de frente
A VW anunciou novidades para o Jetta 2022 e afirmou que pode manter nomes clássicos, como Golf e do próprio sedã, para futuros modelos elétricos (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

No evento de revelação do facelift, a Volkswagen respondeu um questionamento do site CarScoops sobre o seu futuro elétrico e sobre quais serão os nomes dos modelos que ainda aparecerão no mercado. 

Na resposta, a empresa deixou claro que “nomes convencionais não foram descartados para os futuros veículos elétricos e que eles são, definitivamente, uma opção”. Isso indica que esses novos modelos poderiam viver em harmonia com a família ID, dedicada aos elétricos da marca. 

VW Jetta 2022 azul visto por trás frente
O sedã conta com um número expressivo de vendas globalmente, então não é nenhum absurdo pensar em uma versão elétrica do modelo para os próximos anos (Divulgação/Volkswagen)

Essa declaração mostra que a fabricante fez uma correção no seu plano de produção e comercialização de elétricos. A princípio, a marca havia dito que utilizaria apenas a divisão ID para os seus modelos movidos exclusivamente a eletricidade, mas, aparentemente, a estratégia é diferente agora. 

Continua após a publicidade

Um fato observado pela fabricante, pelo menos no mercado norte-americano, é que muitos clientes preferem designs mais conservadores, como o do Jetta, no lugar de desenhos mais modernos, como os do ID.3 e ID.4

Volkswagen ID.4 azul visto 3/4 de frente
O ID.4 faz parte da linha ID, desenvolvida pela VW para abrigar modelos elétricos que contam com design mais ousado (Divulgação/Volkswagen)

Isso não necessariamente significa que os compradores são contrários às motorizações elétricas, mas sim que preferem um design em detrimento de outro. Eventualmente, todos serão forçados a comprar carros dependentes de bateria por conta das regulamentações internacionais de limite de emissão de poluentes. 

Volkswagen ID.3 azul visto 3/4 de frente
Volkswagen ID.3 é o primeiro carro da família de elétricos da Volkswagen e tem plataforma MEB (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Com foco na pauta ambiental, a VW pretende ter 70% das suas vendas anuais concentradas no ramo de elétricos até 2030, mas esse patamar não será atingido apenas com os modelos ID. Naturalmente, a marca começará a oferecer os modelos mais clássicos, como o Jetta, em versões elétricas. 

Apesar da gama de modelos ID já ter um planejamento de lançamentos, como o da “Kombi elétrica” ID Buzz, ainda existe uma grande demanda por carros elétricos de outros segmentos da empresa, como o de sedãs. 

VW Jetta 2022 azul visto 3/4 de frente
Para alcançar o patamar de 70% das vendas concentradas no ramo de veículos elétricos, a VW precisa atingir o público que gosta de designs mais conservadores, como é caso do visual do Jetta (Divulgação/Volkswagen)

Portanto, não há como descartar a presença de um Jetta elétrico nos próximos anos. O mistério é como ele será feito e qual será o seu visual. A VW já vendeu unidades elétricas do Golf onde apenas substituiu o motor a combustão por um elétrico. Além disso, os modelos ID utilizam a plataforma MEB EV, dedicada apenas para elétricos, o que excluiria a possibilidade de um Jetta atual ser inserido nessa arquitetura. 

Continua após a publicidade

Dito isso, o futuro do sedã ainda é uma incógnita. A Volkswagen tem um leque de oportunidades para desenvolver uma versão elétrica do Jetta. Uma vertente é seguir o que a Porsche faz com o Macan e desenhar o mesmo veículo em plataformas diferentes: um elétrico e outro a combustão. 

Motor TSi do novo Jetta 2022
Uma das opções é dar continuidade ao Jetta a combustão e montar uma versão totalmente nova e elétrica com a plataforma utilizada na linha ID. (Divulgação/Volkswagen)

Outro lado pode ser simplesmente levar o conceito visual do modelo à plataforma de elétricos já existente e torná-lo algo diferente do modelo a combustão. Fato é que a empresa alemã não vai matar o seu sedã e, com foco na redução das emissões de poluentes, deve trazer em breve uma versão elétrica do clássico Jetta.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
Clique e Assine
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.