Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Jörg Hofmann: “Luxo seria não investir aqui”

"O segmento premium pode chegar a 120 000 carros por ano em 2020. por isso, teremos a3 sedan nacional em 2015 e Q3 em 2016"

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 14h10 - Publicado em 19 nov 2014, 23h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • revista
     (/)
    revista

    Jörg Hofmann: presidente e CEO da Audi Brasil

    De um lado, montadoras tradicionais enfrentando um mercado em queda. De outro, novas marcas, fabricantes de veículos de luxo, anunciando a chegada ao país, com produção local. Com intervalo de tempo muito pequeno, BMW, Mercedes, Audi e Land Rover anunciaram grandes investimentos no Brasil. Contradição? Não. O que explica essa movimentação é oportunidade. Uma das tendências que ficaram mais evidentes no Direções Quatro Rodas é que a anemia do mercado é passageira e, no longo prazo, a perspectiva é de melhora. Em sua palestra, Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi Brasil, disse que a existência de 172 000 milionários no país justifica voltar a produzir aqui – a Audi fabricou o A3 de 1999 a 2006.

    Mas há outros fatores. Apesar da alta da inflação, dos juros e do dólar, o executivo alemão disse que a Classe A deve crescer no Brasil, o que vai possibilitar a venda de produtos mais caros. Hofmann mostrou que a penetração de marcas de luxo ainda é baixa no país. “Enquanto as marcas premium representam 29% das vendas na Alemanha, 10% nos EUA e 9% na China, no Brasil elas são de apenas 2%.”

    Segundo o executivo, esse percentual deve dobrar até 2020, com vendas anuais podendo chegar a

    Continua após a publicidade

    120 000 veículos. Para atender a essa demanda, a Audi prepara-se para lançar o A3 Sedan nacional em 2015 e o Q3 em 2016. A rede de concessionárias da marca também deve crescer, indo dos atuais 40 para 50 em 2015, até atingir 67 em 2020. Com isso, o objetivo é estar presente em todas as regiões do país, incluindo capitais como Manaus, Teresina e São Luís. “Os brasileiros gostam de design e de esportividade”, diz Hofmann. E não vê tantas restrições às condições de piso. “De São Paulo ao Guarujá ou a Juqueí [litoral norte do estado], as estradas são comparáveis às alemãs”, diz. “Na Audi, somos otimistas em relação ao Brasil.” Pelo jeito, ele não está sozinho.

    Leia mais:

    Caminho pronto para crescer

    SUV, carro chamado desejo

    Continua após a publicidade

    Crescimento à frente

    Jeep aposta tudo no Brasil

    O futuro do carro de entrada

    Sem crise pela frente

    Continua após a publicidade

    A nova cara chinesa

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.