Resposta da Kia aos alemães Audi A5 e BMW Série 4 Gran Coupe, o pretensioso Stinger serviu de inspiração para o renovado Kia Cerato.
Vendido como Forte nos Estados Unidos, o sedã médio apareceu com design menos conservador e importantes melhorias em conforto e equipamentos.
Faróis alongados com setas posicionadas logo abaixo em nicho exclusivo e a grande tomada de ar inferior na cor preta marcam a dianteira desta nova geração. Atrás o destaque está nas novas lanternas de leds integradas entre si (como no Sportage) e que também apostam nas setas separadas.
O Kia Cerato ainda ficou 8,1 cm mais longo, passando aos 4,64 m de comprimento, mas a fabricante não divulgou novo entre-eixos. O sedã tem 1,44 m de altura (1,3 cm a mais que antes) e mantém a largura de 1,80 m.
O interior está completamente diferente, com linhas horizontais e simétricas. O quadro de instrumentos foi inspirado no Stinger, bem como a tela sensível ao toque de 8 polegadas destacada no topo do painel. O aparelho é compatível com Apple CarPlay e o Android Auto.
A Kia ainda criou uma espécie de prateleira no console central para colocar um sistema de carregamento sem fio para smartphones.
Entre os equipamentos se destacam o novo sistema de som Harman Kardon de 320 watts, alerta de colisões, monitor de pontos cegos e o assistente de permanência em faixa. Mas também tem sistema de frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo.
Nada de motor 1.6 de 128 cv, como no Brasil. Este novo Cerato recebe um novo 2.0 aspirado com sistema de regeneração de gases e capaz de simular ciclo Atkinson. Gera 149 cv e pode ser combinado com câmbio manual de seis marchas a um câmbio CVT.
O novo Kia Cerato tem início das vendas nos EUA previstas para o final deste ano. Sua vinda ao Brasil provavelmente dependerá dos rumos do programa Rota 2030, a ser definido no mês de fevereiro.