Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Kia Cerato sai de linha no Brasil após promessa de renovação e motor turbo

Em 2022, montadora havia confirmado a reestilização para este ano; com o fim das unidades em estoque, discurso muda e futuro do sedã é incerto

Por João Vitor Ferreira
28 jul 2023, 13h04
Cerato
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Contradizendo a promessa feita em 2022, a Kia deixou de vender o Cerato no Brasil. A atual geração do sedã era vendida por aqui desde 2019 e, em 2022, a marca prometeu trazer ao mercado brasileiro sua reestilização, lançada no México um ano antes. 

O Cerato era vendido em duas configurações, EX, de R$ 136.490, e SX, de R$ 152.190, ambas de ano/modelo 2021/2022. Elas deixam o configurador online da marca com o fim das unidades em estoque. A Kia, que confirma o fim do sedã no momento, afirma que estuda o retorno do modelo em outra ocasião e novos carros para trazer ao Brasil, sem confirmar nenhum.

cerato
Com o fim das unidades em estoque, Kia Cerato de despede do Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ano passado, quando lançou o Niro, a Kia confirmou que o Cerato reestilizado chegaria este ano, com um motor turbo para substituir o atual 2.0 flex de até 167 cv e 20,6 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Além dele, a montadora também disse que o Sorento híbrido estava nos planos para 2023. Até o momento, o SUV não foi anunciado.

Continua após a publicidade

A mudança viria bem a calhar. O Cerato reestilizado é feito na mesma fábrica, em Monterrey, no México, que produzia a versão antiga vendida no Brasil. Além disso, com um motor turbo novo, o sedã ficaria mais competitivo para concorrer com rivais que já foram renovados, como o Nissan Sentra ou o Toyota Corolla.

Kia Cerato
Dianteira foi onde o Cerato mais mudou após a reestilização (Divulgação/Kia)

Sobre esse possível novo motor, nada foi informado. Nos EUA ele é vendido com o 2.0 de quatro cilindros de 149 cv e 18,2 kgfm, nas versões mais baratas, enquanto a esportiva, GT, recebe o 1.6 turbo de 203 cv e 27 kgfm, que pode receber câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete. Um bom rival para o Volkswagen Jetta GLI, por exemplo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O novo Cerato, que nos EUA é chamado de Forte, também ganhou novos itens de condução autônoma e atualizou os que já tinha. Por lá, ele é vendido com  assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de cansaço do motorista.

cerato
Traseira segue muito parecida com a atual, mas na versão GT ela ganha para-choque esportivo e dupla saída de escape (Divulgação/Kia)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.