Kia EV9 tem 541 km de autonomia, grade digital e venda de torque online
Através da loja virtual, os condutores poderão pagar por funções do carro, como estacionamento remoto e o modo Boost, que adiciona 10 kgfm de torque
![Kia EV9](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/639458-e1680104060432.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Após ter seu design revelado, agora todas as informações do Kia EV9 foram divulgadas. O SUV elétrico de três fileiras será o próximo modelo a utilizar a plataforma e-GMP, que também está presente no ‘irmão’ Kia EV6 e nos Hyundai Ioniq 5 e 6.
O visual foi a primeira parte revelada pela Kia, há pouco mais de uma semana. O EV9 conserva muito do que vimos na sua versão conceito, sendo bem futurista e parrudo, com linhas bem quadradas. Já as rodas são fechadas para melhorar a aerodinâmica e podem ter de 19’’ a 21’’.
![639454 Kia EV9](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/639454-e1680104154627.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Haverá também uma variante GT-Line, que modifica apenas a aparência dos para-choques para deixar o SUV levemente mais esportivo e adiciona a grade digital, com Leds atrás da carroceria, que podem mudar seu desenho de acordo com o gosto do condutor.
Por dentro, embora a marca diga que tenha usado materiais de luxo e alta qualidade, os fãs não ficaram contentes, justamente por esperarem mais requinte. O destaque vai para os bancos da segunda fileira, que podem girar em 180° e a terceira tela de 5’’. No mais, ela é bem semelhante ao do EV6.
![639453 Kia EV9](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/639453-e1680104117506.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Agora, de maneira oficial, temos a confirmação das suas dimensões. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 m, o que significa que o EV9 supera a versão padrão do Cadillac Escalade.
![Novo Kia EV9 (4) EV9](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também está oficializado o trem de força do EV9. Na versão ‘Long Range’, focada no maior alcance, o SUV terá bateria de 99,8 kWh e apenas um motor traseiro, com modestos 203 cv e 35,7 kgfm. Essa será a versão mais lenta do carro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 s. Em compensação, tem autonomia de 541 km com apenas uma carga.
Na sequência, vem a versão padrão. Essa tem uma bateria menor, de 76,1 kWh, e também está equipada com motor exclusivamente traseiro. A diferença é que ele foi ajustado para entregar até 218 cv e os mesmos 35,7 kgfm. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 8,2 s. Essa versão não teve seu alcance especificado.
![Novo Kia EV9 (3) Aspecto de](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No topo da gama, está a versão com tração integral e dois motores. Ela usa o mesmo pacote de bateria da versão Long Range, mas sua autonomia é reduzida e não foi divulgada. O que sabemos, é que com dois motores o EV9 chega aos 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 6 s.
Graças à arquitetura de 800 volts, carregador não será um problema. Usando carregadores ultra rápidos, em apenas 15 minutos é possível recuperar 239 km de autonomia. O EV9 também terá o sistema Vehicle 2 Load (V2L), sistema que permite que o EV9 alimente computadores, geladeiras e outros eletrônicos. Futuramente, será adicionada uma função que permitirá ao proprietário vender energia de volta para a rede elétrica.
![Imagens vazadas do Kia EV9 (4) Já o painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Imagens-vazadas-do-Kia-EV9-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Essa e outras atualizações poderão ser feitas pela internet, graças à Kia Connect Store. Na loja virtual da marca, os proprietários poderão encontrar aplicativos e serviços pagos, como um streaming de músicas e vídeos e sistema de estacionamento remoto. Haverá também uma opção “Boost”, que desbloqueia mais torque para o motor, chegando aos 71,4 kgfm. No entanto, não foi informado quanto será cobrado pela opção ou se será um serviço de assinatura.
![Novo Kia EV9 (9) Poltronas giram em até 180º](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo-Kia-EV9-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo sem divulgar os preços, as vendas do EV9 começam agora no terceiro trimestre na Coreia do Sul. Em outros mercados, como EUA e China, as reservas poderão ser feitas a partir do segundo semestre. Para 2025, a Kia já prepara uma versão GT, com desempenho realmente esportivo.