A Kia lançou o Optima Hybrid 2013 nos Estados Unidos com uma série de melhorias que envolvem tanto o conforto dos passageiros como o seu sistema de transmissão.
Como o Hyundai Sonata Hybrid 2013, o Optima híbrido tem um forte gerador de arranque híbrido (Hybrid Starter Generator), uma bateria de polímero de lítio melhorada e um motor elétrico mais potente, que desenvolve 47 cv (35 kW).
Estas alterações permitem que o modelo tenha uma potência combinada de 201 cv (148 kW) e um torque de 32,43 kgf.m. O modelo gerava 209 cv (154 kW) e um torque de 26,92 kgf.m . O Kia Optima Hybrid 2013 também apresenta melhora no consumo de combustível.
Além das atualizações do sistema de transmissão, o Optima Hybrid 2013 foi reestilizado com novas rodas de liga leve, componentes de suspensão de alumínio, redução da altura e melhorias na aerodinâmica, além de contar com um novo spoiler traseiro.
Há também espaço adicional no porta-malas, bem como teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, GPS de navegação e um sistema de som com oito alto-falantes Infinity.