O Kia Soul pode até aparecer no site da marca, mas não se iluda: o modelo saiu de linha no mercado brasileiro. Tanto que já não consta na tabela de preços.
E, de acordo com José Luiz Gandini, presidente da marca no país, a nova geração do modelo – que estreou lá fora em 2019 – segue em dúvida para nós.
O crossover vendido até então (e que, na verdade, é categorizado em nosso mercado como SUV compacto) chegou às concessionárias na segunda metade de 2014. Nos últimos meses, era anunciado com descontos de R$ 10.000 para acabar com os estoques.
Se ainda houver interessados, restam apenas três unidades em todo o país, todas oferecidas a R$ 79.990.
Elogiado pelo visual e feito sobre a plataforma PB, compartilhada por Kia e Hyundai – ou seja, a mesma do nosso HB20, mas com alterações profundas –, o Soul estreou mundialmente em 2008 e chegou ao Brasil no ano seguinte.
E, por aqui, alcançou bons números de vendas, com 18.000 emplacamentos apenas em 2011, por exemplo.
Mas a chegada do Inovar-Auto, programa automotivo que restringia a importação de veículos, em 2012, fez o crossover despencar no ranking, registrando índices inexpressivos de emplacamentos nos anos seguintes. Foi neste cenário que o modelo trocou de geração, em 2014, de maneira discreta.
A segunda encarnação (e última para nós) manteve a essência do desenho assinado pelo todo-poderoso Peter Schreyer, criador de Audi TT e VW New Beetle, assim como o motor 1.6 16V aspirado de 128 cv e 16,5 kgfm – como no hatch da Hyundai antes da atualização.
Se por aqui a carreira do crossover foi interrompida, lá fora ele continua à venda e tem opção esportiva com conjunto 1.6 turbo de 204 cv. Também está à venda uma configuração elétrica, batizada Soul EV, com a potência do esportivo e uma bateria de 64 kWh.
Anteriormente, a importação da terceira geração do modelo estava prevista para junho deste ano pelo Grupo Gandini, representante oficial da Kia no Brasil.
Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus e as variações do dólar, a vinda passou a ser indefinida.
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