Koenigsegg CC850 tem V8 de 1.366 cv com câmbio manual (e automático)
Transmissão pode ter suas relações alteradas de acordo com os modos de condução e todas as 50 unidades já foram vendidas (mesmo sem preços revelados)
![Koenigsegg CC850](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg_cc850_9_04c0012e16bc0e95-e1661180294109.jpg?quality=70&strip=info&w=985&h=657&crop=1)
O Koenigsegg CC850 é um tributo em forma de hipercarro. De uma só vez ele homenageia o CC8S, modelo apresentado há duas décadas, comemora os 50 anos de Christian von Koenigsegg, fundador da fabricante sueca, e mostra toda a capacidade de um esportivo raiz.
Quando dizemos que o CC850 é um “esportivo raiz”, porém, não queremos dizer apenas que ele ainda não se rendeu à eletrificação. Isso porque ele é equipado com um motor V8 5.0 biturbo de 1.366 cv e 141,2 kgfm, com a linha vermelha do conta-giros marcando até os 8.500 rpm.
![koenigsegg_cc850_66_02150000196810c8 Koenigsegg CC850](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg_cc850_66_02150000196810c8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O grande destaque é que ele, prometendo ir de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassar os 320 km/h, pode tem câmbio automático de nove marchas que também funciona como um manual de seis marchas.
Assim como já é comum nos carros automáticas, há posições “Drive” e “Ré”, além de seis posições na alavanca seletora de marchas. Justamente por esse comportamento diferente é possível alterar suas relações de marcha de acordo com o modo de condução selecionado. Ou seja: seis das nove marchas seriam escolhidas ao “gosto” do modo de condução.
E, sim, o carro tem pedal de embreagem.
Mais um feito do Koenigsegg CC850 é o baixo peso de 1.385 kg, conquistado com o extenso uso de painéis de fibra de carbono expostos e kevlar. No interior, além também do uso de fibra de carbono, há apenas dois bancos (com a estrutura no mesmo material) de formato esportivo e dimensões esguias.
![koenigsegg_cc850_70 Koenigsegg CC850](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg_cc850_70.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda na cabine, o quadro de instrumentos conservador mantém mostradores analógicos e o câmbio tem engates em grelha, enquanto o centro painel se rende à uma grande tela que substitui grande parte dos comandos físicos.
Por fora estão as maiores semelhanças com o CC8S, de 2002. A aparência mantém as linhas e superfícies limpas, com faróis arredondados e pequenas aberturas no para-choque, rodas de cinco raios de desenho praticamente idêntico e, na traseira, lanternas com três elementos. As laterais mantêm as grandes tomadas de ar.
![koenigsegg_cc850_34 Koenigsegg CC850](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg_cc850_34.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os preços, que certamente ficarão nas casas de milhões de Libras, ainda não foram revelados. Mesmo assim, todas as 50 unidades do hiperesportivo já foram vendidas.