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Koenigsegg Jesko responde ao novo Bugatti indo de 0 a 400 km/h em 18 s

Dias após o Bugatti Tourbillon ser apresentado, sueca Koenigsegg anuncia que, pelo menos, um recorde de aceleração dos carros de série continua seu

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 jul 2024, 19h30 - Publicado em 1 jul 2024, 19h00
Koenigsegg Jesko Absolut foi de 0 a 400 km/h em 18,8 s
Koenigsegg Jesko Absolut foi de 0 a 400 km/h em 18,8 s (Divulgação/Koenigsegg)
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Há alguns dias, os fãs de carros comemoraram a chegada do novo Bugatti Tourbillon, com seu conjunto híbrido de motor V16, , 1.800 cv e aceleração absurda. Os mais atentos, entretanto, já previram no mesmo dia que a Koenigsegg daria uma resposta à rival, e ela veio.

A fabricante sueca anunciou, nesta segunda-feira (1º), que bateu o recorde mundial de aceleração de 0 a 400 km/h. O feito coube ao Koenigsegg Jesko, que cumpriu o teste em 18,8 s e roubou o título do Koenigsegg Regera (20,7 s).

Versão Absolut é de série, mas traz modificações específicas para aceleração em linha reta
Versão Absolut é de série, mas traz modificações específicas para aceleração em linha reta (Divulgação/Koenigsegg)

É entendível que a montadora sueca se apegue tanto ao feito, uma vez que os melhores tempos de zero a 100, 200 e 300 km/h pertencem ao Rimac Nevera, que se tornou “primo” do Bugatti Tourbillon após as fabricantes se juntarem. Além disso, os cerca de 25 s gastos pelo Tourbillon dão munição à provocação online.

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Isso não significa que o recorde veio fácil, pois o Jesko Absolut utilizado é uma versão feita especialmente para velocidade em linha reta. A seção frontal é reduzida e muito da downforce é dispensada com novos aerofólios, mas nada disso invalida o teste.

Carro arrancou em configuração monoposto, disponível para os clientes
Carro arrancou em configuração monoposto, disponível para os clientes (Divulgação/Koenigsegg)

O Jesko Absolut é vendido normalmente, usou pneus Michelin Pilot Sport Cup2 R que vêm de fábrica e a cronometragem cumpriu padrões adequados. O motor V8 5.0 do biposto roda com gasolina ou etanol E85 (com 15% de gasolina), mas obviamente escolheu-se o álcool, que faz o Jesko entregar 1.622 cv e 153,0 kgfm – 324 cv e 51,0 kgfm extras.

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Rimac Nevera
Rimac Nevera detém o resto dos recordes de aceleração (e é feito pela empresa que se fundiu à Bugatti) (Rimac/Divulgação)

Com tudo seguido à risca, os suecos só atingiram seu objetivo no segundo dia de rodagem num aeródromo de Örebro, no centro do país. Em 26 de junho, a temperatura estava alta demais e fazia muito vento; às 5h de 27 de junho, as condições melhoraram e o teste aconteceu. Christian Von Koenigsegg, o pai da marca, não perdeu tempo em anunciar que o Jesko Attack é “o carro de série mais rápido do mundo”, escolhendo a referência mais conveniente ao seu caso. Mas ele vai além e promete: “veremos quais outros recordes o Jesko Attack vai quebrar”.

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