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Koenigsegg Jesko tem V8 flex, sete embreagens e quer passar dos 482 km/h

Seus sistema de câmbio permite troca de marchas mais rápidas do que qualquer outro carro e seu motor flex pode oferecer até 1600 cv

Por João Vitor Ferreira
17 jul 2021, 13h13
Traseira Jesko
(Divulgação/Koenigsegg)

A disputa para ser o carro mais rápido do mundo ganhou um novo concorrente. Apresentado no Salão de Genebra de 2019, o Koenigsegg Jesko teve sua versão de produção mostrada pela primeira vez e promete deixar o Rimac Nevera “no chinelo”.

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Mas não é para menos. O hipercarro sueco está equipado com um motor V8 flex com dois turbos gêmeos e virabrequim plano 1279 cv, quando abastecido com gasolina octana e 1600 cv, se estiver usando E85, etanol com 25% de gasolina. Seu torque máximo é de quase 153 kgfm.

O Jesko suerge para substituir o Agera e tem plataforma totalmente nova. Sua carroceria tem dimensões maiores e um novo pacote aerodinâmico, que resulta em até 1.000 kg de downforce. Feito majoritariamente de fibra de carbono, o conjunto todo não ultrapassa os 1.400 kg e a cor Tang Orange Peral foi especialmente escolhida para homenagear o Koenigsegg CCR de 2004.

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vISÃO FRONTAL jESKO
(Divulgação/Koenigsegg)

O carro será vendido em duas versões: a padrão, desenvolvida para maximizar o desempenho nas pistas, e a Absolut que promete ultrapassar os 482 km/h, superando os 412 km/h do Nevera.

A grande estrela da engenharia do hipercarro, na verdade, é o seu sistema de transmissão. A Koenigsegg patenteou um câmbio de nove velocidades totalmente novo, com sete embreagens multi-disco úmidas em um pacote leve, que a montadora afirma ter menos de 90 kg. Esse novo conjunto permite trocas de marchas muito mais rápidas, levando somente 20 milissegundos para que elas ocorram, informa a marca sueca.

“O Jesko é muito natural de dirigir. Por causa de sua mudança contínua, seja para cima ou para baixo, tudo acontece muito mais rápido. Não há atrasos. É muito responsivo e se comporta exatamente da maneira que você deseja. Para um carro de seu tamanho e potência, é muito ágil na forma como reage à direção e não gira mesmo com movimentos bruscos em aceleração total”, conta o piloto do protótipo Markus Lundh.

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Traseira Jesko

Assim como o seu antecessor, o Jesko também tem o sistema de Autoskin, que permite abertura de portas e capô usando um simples controle remoto. Equipada com sensores, essa tecnologia não deixa que as portas abram em locais com obstrução, evitando aquela batida indesejada quando não se está muito atento.

A Koenigsegg promete interior confortável, repleto de materiais luxuosos, como couro, Alcantara, fibra de carbono, alumínio e vidro. Pelo sistema de infoentretenimento, chamado de SmartCenter, os passageiros podem regular os bancos e controlar a sua temperatura utilizando a tela sensível ao toque.

Duas pequenas telas – também touchscreen – estão embutidas no volante. Esse é o SmartWheel, sistema que substitui os botões padrões que controlam rádio ou telefone, por exemplo. Suas funções são variadas e podem ser configuradas de acordo com a vontade do motorista.

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Por último, o SmartCluster é a tela de instrumentos do Jesko. Com aproximadamente 5 polegadas, ela fica acoplada atrás do volante e se move junto com ele, de modo que o mesmo não obstrua a visão do motorista.

Volante Jesko
(Divulgação/Koenigsegg)

Segundo a Koenigsegg, serão 125 unidades produzidas, com um preço inicial de $2,3 milhões de euros cada (aproximadamente R$ 14 milhões) e as primeiras entregas aconteceram a partir de março do ano que vem.

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