Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Koenigsegg promete um motor 1.6 com 400 cavalos!

Fabricante sueca de supercarros pode oferecer o projeto para outras marcas

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 21h04 - Publicado em 19 Maio 2016, 13h26
O motor Camfree (ou Qanfree) que será utilizado no Qoros
No lugar do eixo de comando, motor tem atuadores eletropneumáticos para abrir e fechar as válvulas ()

Uma das poucas fabricantes artesanais de supercarros que desenvolve e produz seus próprios motores, a sueca Koenigsegg revelou planos de um propulsor com apenas 1.6 litro de deslocamento capaz de produzir nada menos que 400 cavalos. Em entrevista ao site CarBuzz, o fundador e CEO Christian von Koenigsegg explicou os planos de sua empresa.

Semanas atrás, a marca já havia sido notícia ao anunciar que seu projeto de motor sem eixo de comando de válvuas será financiado pela fabricante chinesa Qoros, marca premium do grupo Chery. Nesse sistema, atuadores eletropneumáticos seriam os responsáveis por abrir e fechar as válvulas, permitindo que cada uma delas tenha acionamento infinitamente variável, possibilitando ganhos de potência e torque de até 30%. O sistema também facilitaria a desativação de cilindros, para maior economia de combustível, além de reduzir o tamanho e peso do motor.

 

Segundo Koenigsegg, além da tecnologia descrita no parágrafo acima, os mesmos princípios técnicos utilizados nos motores dos superesportivos Agera e do Regera estão sendo aplicados no novo projeto. “Ao reduzir o diâmetro e alongar o curso do pistão, nós conseguimos diminuir as perdas de calor do motor. Também usamos pistões e bielas forjados e válvulas de qualidade maior. São peças caras, mas o custo pode se reduzir em caso de fabricação em massa”.

Continua após a publicidade

A referência para a Koenigsegg está dentro de casa: o modelo One:1, com um motor V8 biturbo de cinco litros e 1.383 cavalos, tem uma relação de 276 cavalos por litro de deslocamento. Se a mesma relação for obtida no motor de 1.6 litro (que provavelmente terá 4 cilindros com sobrealimentação), o resultado seria uma potência de 441 cavalos – número que ficaria na casa dos modelos da categoria dos Motorsport, AMG e RS, hoje equipados com motores consideravelmente maiores. 

Continua após a publicidade
Qoros e o motor desenvolvido pela Koenigsegg
O chinês Qoros e o motor desenvolvido pela Koenigsegg ()

Ainda não está definido se a Qoros vai mesmo utilizar em produção o motor 1.6 mais potente do mundo. A Koenigsegg, por seu lado, quer se estabelecer como referência na evolução dos motores a combustão não apenas entre os supercarros, mas também em segmentos com maior escala de produção, para uso diário. Para isso, o CEO aposta que sua empresa pode correr o risco de experimentar novas tecnologias e abordagens de maneira muito mais fácil que as grandes montadoras. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.