Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Koenigsegg une três carros e cria o Chimera, esportivo manual de 1.622 cv

Feito a pedido do presidente da FIA, o Chimera une características do Agera RS, Jesko e CC850 em um veículo único

Por João Vitor Ferreira
8 jul 2024, 17h00
Koenigsegg Agera RS Chimera
Koenigsegg Agera RS Chimera (Mr.JWW/Youtube)
Continua após publicidade

O mais novo carro da Koenigsegg é um híbrido, não por ter baterias e motores elétricos, mas por ser a fusão de três outros modelos. O nome não podia ser outro: Agera RS Chimera, em referência à “quimera” mitológica, uma fera que une as principais características de dois ou mais animais.

A proposta de fazer essa junção entre os carros da foi um pedido especial do presidente da FIA, Ben Sulayem. Já o nome também veio do pensamento mútuo do próprio Sulayem e de um dos engenheiros da montadora sueca.

A história do Agera RS Chimera começa em 2022, durante a revelação de CC850 no Monterey Car Week, nos Estados Unidos. Para quem não se lembra, o esportivo trazia como principal destaque ao inovador sistema Engage Shift System (ESS), uma transmissão automática de nove marchas, mas que podia se comportar de maneira idêntica a um câmbio manual de seis velocidades, com direito até a pedal de embreagem.

Koenigsegg Agera RS Chimera
Koenigsegg Agera RS Chimera (Mr.JWW/Youtube)

Na época, Sulayem já havia feito um pedido especial de um Agera, mas queria que o câmbio fosse o mesmo do ESS do CC850. Apesar de ponderar a oferta em um primeiro momento, Christian von Koenigsegg, CEO e fundador da montadora, decidiu aceitar e utilizar o Chimera como uma espécie de mula de testes para a sua nova transmissão.

Continua após a publicidade

Para completar, o motor V8 5.0 ainda recebeu o mesmo par de turbos do Jesko, fazendo com que gere 1.622 cv e 153 kgfm usando etanol E85 (com 15% de gasolina). Agora sim a Chimera estava pronta.

Segundo o youtuber Mr.JWW, um dos primeiros a conhecer e dirigir o novo carro, o projeto levou cerca de três anos para ser finalizado. Um dos principais motivos para isso é adaptar projetos mais recentes, como o do CC850 e do Jesko, a um modelo mais antigo, como o Agera, que foi descontinuado em 2018.

Continua após a publicidade

Logo, o Chimera precisou de diversas alterações, como a realocação da bateria, novos suportes para o motor, novos chicotes, novos softwares e controladores e até mesmo um novo sistema de infoentretenimento. A suspensão precisou ser redesenhada, com peças do Jesko e do Regera formando o chassi auxiliar e os elementos da suspensão, respectivamente.

A Koenigsegg aproveitou para instalar um novo cooler para a transmissão, uma mudança que já estava sendo cogitada e que viu no projeto a oportunidade perfeita para ser testada.

Continua após a publicidade
Koenigsegg Agera RS Chimera
Câmbio tem 6 posições para trocas manuais e outras duas para a ré e para o modo automático ‘Drive’. (Mr.JWW/Youtube)

Se não bastasse isso, Sulayem ainda tinha mais um pedido. O presidente da FIA gostaria que o seu carro, além da alavanca do CC850, também tivesse paddle shifters para troca de marchas manual. Pedido aceito e a opção, inclusive, foi incorporada no CC850.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Agora, quase no final do projeto, Christian Koenigsegg afirma que esse é o trabalho que resume um “carro único”. Segundo ele, foi mais caro e trabalhoso misturar as tecnologias de seus modelos do que desenvolver um carro inteiro do zero. Para entregar o Chimera 100% pronto, ainda faltam alguns pequenos ajustes, como o acertar o ponto de embreagem, algo que os engenheiros esperam resolver em breve.

Claro que, como um projeto único, seu valor dificilmente será revelado ao público, ficando apenas entre Christian Koenigsegg e Ben Sulayem. Mas, esperamos que, pelo menos, eles divulguem testes futuros quando o carro estiver 100% finalizado.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.