A chinesa Zeekr, conhecida na China por modelos elétricos de alto padrão e que estuda sua entrada no Brasil, decidiu mudar a receita dos seus carros e prepara o lançamento de uma minivan com visual futurista. Chamada de Zeekr Mix, ela poderia ser uma boa rival para a Kombi elétrica da Volkswagen, a ID.Buzz.
As primeiras imagens divulgadas são do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Mas, a estreia oficial da minivan deve ocorrer apenas no Salão do Automóvel de Pequim, no próximo mês.
Comparado com outros modelos da Zeekr, o Mix tem design pouco convencional, mas até remete um pouco à dianteira do antigo Citroën C4 Picasso.
Talvez a frente traga o elemento mais marcante para o modelo, que são os faróis afilados e escurecidos, que são interligados de um lado até o outro. Há também uma tomada de ar frontal escurecida na parte inferior e o capô é bem pequeno.
A lateral e a traseira são bem limpas, com maçanetas embutidas. Únicos pontos a ganharem destaque são as rodas de liga leve diamantadas, o spoiler traseiro e o pequeno filete de lanternas localizado abaixo do vidro traseiro. Não há vincos, curvas, nada.
Em questão de tamanho, o Mix tem 4,68 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,75 m de altura e um entre-eixos de 3 m. A van da Zeekr é menor que a concorrente Kombi, mas não muito.
Como outros modelos da Zeekr, o Mix também está montado na plataforma Sustainable Experience Architecture da Geely (dona da Zeekr) e estará equipado com bateria desenvolvida pela CATL e pela Geely. Os detalhes ainda são limitados, mas a esperança é que a bateria seja de 86 kWh com tecnologia de 800 volts e capaz de carregar até 360 kW. Autonomia ainda não foi divulgada.
Para a mover sua van, a Zeekr escalou apenas um potente motor elétrico de 416 cv, número bem superior ao do ID. Buzz. A Kombi da VW tem 270 cv, nas versões normais, e até 335 cv nas versões GTX com tração traseira e integral.
Valores ainda não foram divulgados pela empresa chinesa. Um modelo como Mix costuma ser vendido apenas na China, mas há relatos que a Zeekr planeja levar o modelo a outros mercados.