Sucessor elétrico da velha Kombi, o Volkswagen ID. Buzz foi revelado em março, mas só agora teve os preços divulgados. Na Alemanha, onde é fabricado, o modelo tem valor inicial de 54.430 euros na versão Cargo, dedicada ao transporte comercial. O montante equivale a R$ 282.500, em conversão direta. É quase o preço de uma VW Amarok Comfortline: R$ 293.500.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Já o ID. Buzz Pro, com cinco lugares, parte de 64.581 euros, o que representa algo em torno de R$ 335.200. A pré-venda do carismático furgão começa nesta sexta-feira (20). Quem vive na Alemanha tem o chamado “desconto ambiental”, que serve como incentivo à compra de elétricos. O valor final do furgão pode ser abatido em até 7.500 euros, cerca de R$ 39.000.
Assim como ocorria com a Kombi, poderemos ver o ID. Buzz em diversas cores. Há onze opções de pintura para a carroceria. É possível combinar a tonalidade externa com o acabamento interno. A VW adiantou ainda que haverá possibilidade de escolher entre rodas de 18 a 21 polegadas.
Entre os equipamentos de série, estão quadro de instrumentos digital de 5,3 polegadas, central multimídia com tela de 10,3”, faróis em LED, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e chave presencial com partida por botão. Todas as versões do ID. Buzz serão equipadas ainda com o sistema Car2X, que oferece diversos assistentes de segurança.
Em relação a desempenho, o furgão de 4,71 metros de comprimento é equipado com motor traseiro de 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque máximo. Não há dados de aceleração, mas a Volkswagen já divulgou que a velocidade máxima é de 145 km/h.
Já dirigimos!
QUATRO RODAS já realizou avaliação da versão dedicada a passageiros em Hamburgo, Alemanha. Foi possível constatar que “em curvas, dá para perceber que o ID. Buzz não é especialmente ágil, e nem poderia ser, tendo em vista suas proporções e peso (mais de 2 toneladas). Mas, como em todos os elétricos, qualquer sprint curto é feito com enorme rapidez”.
O modelo é baseado na plataforma MEB, dedicada à família de elétricos da VW. Ele tem conjunto de baterias de 77 kWh que permite autonomia de 423 km na versão Pro, e 425 km, na configuração Cargo, de acordo com o ciclo WLTP, o mais utilizado na Europa.
É preciso 30 minutos para restabelecer uma carga de 5% a 80%, por meio de carregamento em corrente contínua. Nesse sistema, a recarga é feita em sistema de 170 kW.
Embora a pré-venda do ID. Buzz tenha início nesta semana, as primeiras entregas só devem ser realizadas no segundo semestre. Não há previsão de venda do modelo no Brasil.