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Kwid, Polo, Toro: carros que teriam nota pior na nova regra do Latin NCAP

A maioria dos modelos manteria o mesmo número de estrelas, mas alguns perderiam, segundo estimativa feita por QUATRO RODAS

Por Daniel Telles
Atualizado em 20 set 2019, 18h33 - Publicado em 20 set 2019, 18h31
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    Novo protocolo do Latin Ncap entra em vigor no ano que vem (Latin NCAP/Divulgação)

    O novo protocolo do Latin NCAP começa a valer apenas no ano que vem. Mas como se sairiam os carros com base no novo modelo?

    O resultado exato é um mistério, pois os procedimentos futuros vão exigir provas que muitos modelos que já passaram pela instituição não fizeram.

    Entre eles está a colisão lateral, colisão contra poste, teste do ESC e avaliação de frenagem autônoma de emergência.

    Por conta disso, QUATRO RODAS tomou como base os equipamentos que os modelos oferecem em diferentes versões para estimar a pontuação “corrigida” de proteção para adultos e crianças seguindo as futuras regras.

    A ausência de ESC em todas as versões, por exemplo, implicará automaticamente em uma estrela em 2020 e zero a partir de 2021. Este é o caso dos pacotes atuais de Renault Kwid e Nissan March.

    Renault Kwid Latin NCAP 1
    Kwid obteve três estrelas na proteção para adultos e crianças no protocolo de 2016 (Latin NCAP/Divulgação)

    A proteção para crianças exige a adoção do sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, algo que o Fiat Mobi nacional não tem — apesar da versão vendida na Argentina do hatch disponha de tal recurso.

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    Por outro lado, modelos que já ofertam AEB (frenagem autônoma de emergência) em pelo menos uma versão se beneficiarão das novas regras.

    O Latin NCAP exigirá que o sistema seja implementado, gradualmente, por toda a gama de cada carro. Até 2021 os modelos que desejam ter cinco estrelas precisam ter 50% do volume produzido com oferta de AEB.

    Confira a lista abaixo, baseada nos modelos testados de 2016 para cá (período do atual protocolo) e que ainda são vendidos como zero-quilômetro.

    Modelo Estrelas no protocolo 2016 Projeção de estrelas no protocolo 2020
     

    Chevrolet Onix Plus

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    Chevrolet Cruze

     
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    5 (adultos)

    4 (crianças)

     

    5 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Chevrolet Onix Joy

     
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    3 (adultos)

    3 (crianças)

     

    1 (adultos)

    1 (crianças)

     

    Fiat Argo/Cronos

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    1 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Fiat Toro

     
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    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Fiat Mobi

     

    1 (adultos)

    2 (crianças)

     
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    0 (adultos)

    0 (crianças)

     

    Ford Ka

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    1 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Ford Ranger

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    2 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Mitsubishi Eclipse Cross

     

    5 (adultos)

    3 (crianças)

     

    5(adultos)

    3 (crianças)

     

    Nissas Frontier

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Nissan March

     

    1 (adultos)

    2 (crianças)

     

    0 (adultos)

    2 (crianças)

     

    Nissan Kicks

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    3 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Peugeot 208

     

    2 (adultos)

    3 (crianças)

     

    1 (adultos)

    3 (crianças)

     

    Renault Sandero/Logan

     

    1 (adultos)

    3 (crianças)

     

    1 (adultos)

    3 (crianças)

     

    Renault Kwid

     

    3 (adultos)

    3 (crianças)

     

    0 (adultos)

    3 (crianças)

     

    Renault Captur

     

    4 (adultos)

    3 (crianças)

     

    4 (adultos)

    3 (crianças)

     

    Toyota Hilux/SW4

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    4 (adultos)

    5 (crianças)

     

    Toyota Etios

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    Toyota RAV 4

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    Toyota Yaris

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    4 (adultos)

    4 (crianças)

     

    VW T-Cross

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    VW Fox

     

    3 (adultos)

    3 (crianças)

     

    0 (adultos)

    3 (crianças)

     

    VW Virtus

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    4 (adultos)

    5 (crianças)

     

    VW Polo

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    4 (adultos)

    5 (crianças)

     

    VW Golf

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

     

    5 (adultos)

    5 (crianças)

    A grande maioria deles teoricamente manteria suas estrelas. Uma das poucas mudanças aconteceria, que não atingiria pontuação suficiente para manter sua única estrela recebida no quesito passageiro criança.

    Já Hilux/SW4, Virtus e Polo não atingiriam as cinco estrelas devido à ausência de AEB (para a Hilux/SW4) e falta de seis airbags para os Volkswagen.

    Volkswagen T-Cross Latin NCAP
    O T-Cross é um dos modelos que provavelmente manteria suas 5 estrelas (Latin NCAP/Divulgação)

    No caso dos modelos da Volks, porém, a oferta da frenagem autônoma é fácil de ser adotada: as versões europeias de T-Cross e Polo já dispõe do sistema, assim como os seis airbags para o hatch.

    Por outro lado, RAV4, Eclipse Cross, T-Cross, Cruze, Golf e o novíssimo Onix Plus manteriam suas notas máximas.

    O novo Hyundai HB20, porém, não é capaz de obter cinco estrelas nem pelo protocolo atual, já que ele não oferece airbags laterais de série em todas as versões e o alcance do ESC é restrito na gama.

    Vale lembrar que essa é uma projeção que tem como base os resultados obtidos pelos carros nos testes do Latin NCAP ainda sob o protocolo de 2016.

    Modelos no primeiro procolo iriam ainda pior: o Volkswagen Up, um dos primeiros nacionais a obter a pontuação máxima, em 2014, iria zerar se testado sob as normas de 2020.

    *Colaborou Rodrigo Ribeiro.

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