Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Laboratório a céu aberto

Como as vitórias no Rally Dakar ajudam a Peugeot a fazer carros de elevada performance e cada vez mais robustos, resistentes e eficientes

Por Abril Branded Content
Atualizado em 10 jan 2018, 12h09 - Publicado em 9 jan 2018, 13h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Rally Dakar nasceu em 1978 para ser a competição mais exigente e desafiadora em todo o mundo. Desde então, milhares de pilotos e máquinas já enfrentaram inúmeros trajetos penosos e radicais, em que apenas o fato de chegar ao final pode ser comemorado como uma grande vitória. Exatamente por esse elevado grau de dificuldade, a prova também é uma valiosa fonte de pesquisa e desenvolvimento para a Peugeot, que reverte o aprendizado obtido na busca pela vitória no Rally Dakar para os seus modelos de passeio – criando, dessa forma, produtos cada vez melhores para seus clientes.

    Em 2018, o Dakar chega à sua 40ª edição, com um percurso de quase 9 000 quilômetros, passando por Peru, Bolívia e Argentina, enfrentando variados e longos trechos fora de estrada, com condições climáticas diversas, trechos de elevada altitude (La Paz, um dos pontos de parada, está localizada a 3 650 metros acima do nível do mar) e cruzando rios e trechos alagados. E, como se trata de um rali de velocidade, todo e qualquer obstáculo precisa ser superado de forma precisa e rápida, em uma luta incessante contra o relógio.

    A Peugeot entra na disputa em 2018 com quatro carros, conduzidos pelas duplas: Sébastien Loeb/Daniel Elena, Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, Cyril Despres/David Castera e Carlos Sainz/Lucas Cruz. Um verdadeiro dream team, que parte para buscar a sétima vitória da marca em sua oitava participação no Dakar a bordo do 3008 DKR Maxi – uma evolução do 3008 DKR, que dominou a corrida em 2017 e garantiu os três lugares do pódio. Equipado com um motor 3.0 V6 biturbodiesel, de 340 cavalos de potência e 800 Nm de torque, atinge velocidade máxima de 200 quilômetros por hora.

    Muito mais que velocidade

    No entanto, velocidade é apenas um dos itens que um carro precisa para atingir a consagração e subir no lugar mais alto do pódio no Rally Dakar. Metade das especiais, trechos cronometrados que são contabilizados para o tempo final do competidor, é disputada em percursos 100% off-road, enfrentando todo tipo de obstáculo: praias e desertos repletos de dunas, cânions cheios de pedras, crateras e desníveis, além de lagos e rios que precisam ser atravessados.

    Tudo isso demanda uma suspensão robusta, que resista a esses desafios e, ao mesmo tempo, esteja em sintonia com a velocidade proporcionada pelo trem de força. São aprofundados estudos para se chegar ao ponto ideal: design da geometria da suspensão, dimensão, posicionamento e calibração de molas, amortecedores e outros componentes e seleção de materiais. No caso do 3008 DKR Maxi, o desenvolvimento em relação ao vencedor de 2017 se concentrou neste quesito – as suspensões ficaram 20 centímetros mais largas, o que dá mais estabilidade e controle dinâmico nas curvas.

    Continua após a publicidade

    Uma suspensão robusta, resistente e dinâmica é uma característica inerente a todos os modelos da Peugeot, combinada ainda com a preocupação de oferecer maior estabilidade em curvas (garantindo maior segurança) e a de fazer com que as irregularidades do piso não sejam sentidas, permitindo o máximo de conforto.

    info-PEUGEOT dakar_quatro rodas-v5
    (Peugeot/Divulgação)

    Para vencer, é preciso chegar ao fim

    Outro ponto fundamental é a durabilidade – não apenas da suspensão, mas também do conjunto motor e câmbio. No total, em 2018, serão quase 9 000 quilômetros rodados. Metade do percurso é destinada às especiais, nas quais o conjunto motriz é submetido ao esforço extremo, geralmente em condições bem adversas: longos trechos de aceleração máxima, subidas íngremes, trechos alagados, tempestades de areia ou, ainda, dias em que a variação de temperatura vai de alguns graus abaixo de zero a mais de 40 ºC na sombra. Há ainda a chamada etapa maratona. Ao chegarem a Uyuni, vindos de La Paz, os carros são levados para um parque fechado e não podem receber nenhuma manutenção antes de sair, no dia seguinte, rumo a Tupiza, ainda na Bolívia.

    Continua após a publicidade

    Por mais que a tecnologia de simulação em computadores tenha evoluído, um teste como esse ainda é insuperável no que diz respeito a desenvolvimento de motores e transmissão. Todos os ensinamentos, como os que envolvem tecnologias de lubrificação, vedação e dos sistemas eletrônicos de controle do funcionamento dos componentes, são rapidamente incorporados aos automóveis de passeio e veículos comerciais da Peugeot – garantindo absoluta tranquilidade para seus clientes em todo o mundo, mesmo em locais de condições extremas.

    Consumo também conta

    Há que se destacar ainda a importância da eficiência energética durante o Rally Dakar. Vale lembrar que a especial mais longa cobre 498 quilômetros, por isso o controle do consumo torna-se essencial. Dessa forma, o piloto pode acelerar firme durante todo o percurso, sem a preocupação de abandonar a prova por falta de combustível, e concentrar seus esforços apenas no trajeto e nas instruções do navegador.

    No caso dos automóveis de passeio da Peugeot, a linha de motores THP já incorpora as mais avançadas tecnologias de eficiência energética, como a adoção do turbo e da injeção de combustível de alta pressão, oferecendo a combinação de elevada performance com baixo consumo de combustível. Em resumo, o consumidor tem um carro com o melhor de dois mundos: desempenho invejável, mas que, ao mesmo tempo, o ajuda a economizar na hora de abastecer.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.