Embora pertença a um passado um bocado obscuro do mercado brasileiro, o Lada Niva (lembra dele?) continua vivo na Rússia, seu país de origem, e ainda ganha atualizações frequentes. Agora, foi a vez da versão picape, cuja maior novidade é, pasmem, um inedito ar-condicionado opcional.
Por lá, o modelo é produzido pela AutoVAZ, controlada pela Renault, e se chama apenas Lada 4×4. Atualmente, apenas a Renault tem controle sobre a AutoVAZ, sem participação da Nissan.
Além do item de conforto, a picape teve a capacidade de carga aumentada de 490 kg para 580 kg (uma Fiat Strada leva 720 kg). A versão baú, com cabine dupla, manteve os 490 kg de carga máxima. O motor é um 1.7 a gasolina de 83 cv.
O pacote off-road inclui diferenciais com deslizamento limitado na frente e atrás. Há ainda um novo diferencial central, com relação mais curta para entregar mais força em terrenos difíceis, pneus especiais, suspensão reforçada e até arcos de roda mais largos, para acomodar os pneus maiores.
Curiosamente, o novo ar-condicionado faz parte do pacote off-road. Por dentro, o Niva tem um painel mais moderno, mas que não esconde a simplicidade do antigo projeto de 1977.
Na Rússia, o Niva picape parte de 799 mil rublos, equivalente a R$ 56.900, para a versão cabine simples. Com cinco lugares, a picape vai a R$ 60.300 em conversão direta. O pacote off-road acrescenta R$ 5.200.
A versão mais cara chega aos R$ 80.300, para uma picape cabine dupla com baú traseiro e o pacote off-road opcional. Itens de segurança como air-bags ou freios ABS não são oferecidos para a picape.
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