O Lada Niva completou 40 anos em produção no ano passado. E, ainda que tenha levado quatro décadas, a fabricante russa finalmente percebeu que o jipe indestrutível precisa de uma nova geração. Com um bônus: há planos de produzi-la no Brasil.
De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o novo Niva será fabricado dentro das instalações da Renault em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2021.
Acontece que a Aliança Renault-Nissan controla a AvtoVAZ, dona da Lada, desde 2007 e vem comandando reestruturação na empresa desde então.
Em 2017 o CEO da AutoVAZ, Nicolas Maure, não só confirmou o desenvolvimento de um novo Niva como adiantou que ele não será baseado na plataforma do Duster como o Lada Xray, algo que vinha sendo especulado há algum tempo.
Conhecido internamente pelo codinome Lada 4×4 NG, o novo Niva não terá capacidade off-road inferior ao atual, nem perderá a tração 4×4.
Contudo, também será vendido em versões voltadas para uso urbano.
O motor mais cotado para ele é o 1.6 16V HR16, de origem Nissan, e que hoje é usado pela linha de compactos da Nissan e da Renault com potência entre 111 cv e 120 cv.
Considerado o primeiro SUV com carroceria monobloco da história, o Lada Niva começou a ser desenvolvido em 1971 – 47 anos atrás. Entrou para a história no Brasil por ser um dos primeiros carros – e um dos mais baratos – a serem importados após a abertura das importações, em 1990.