Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lada Niva vai morrer após 43 anos na Europa para dar espaço ao Duster

Empresa controladora da Lada é parceira da Renault, que pretende conquistar órfãos do SUV na Europa ocidental com o Dacia Duster

Por Renan Bandeira
1 jun 2020, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lada teve 24% de participação no mercado russo em janeiro de 2022
    (Divulgação/Lada)

    O Lada Niva foi lançado em 1977 na então União Soviética. Aqui no Brasil, o modelo chegou na década de 1990 logo após ser liberada a importação de veículos.

    O SUV morreu precocemente por aqui, com apenas sete anos de mercado.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    No entanto, na Europa manteve-se à venda, sendo considerado um veículo com bom custo-benefício. Na Rússia, por exemplo, pode ser comprado por menos de US$ 9.000 (cerca de R$ 48.000).

    Niva-4×4-1991-motor-tudo-2.jpg
    (Lada/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O Niva recebeu sua última atualização no último ano, quando ganhou itens como ar-condicionado com botões giratórios, tomadas de 12 Volts, computador de bordo etc.

    No entanto, as novidades não parecem ter sido eficazes para manter o SUV russo nas lojas.

    Lada Niva 2020
    (Divulgação/Lada)
    Continua após a publicidade

    De acordo com o site Jalopnik, um relatório da agência alemã Autonotizen aponta que o modelo está próximo de seu fim. Com mais de 40 anos de produção, uma remessa final de veículos teria chegado à Alemanha.

    Ao que tudo indica, o Niva deixará de ser vendido na Europa Ocidental – onde concentra a maioria de suas vendas – assim que seu último lote acabar.

    O motivo para isso parece é um tanto óbvio. Atualmente, a Lada é controlada pela empresa russa AvtoVaz, que possui parceria com a Renault.

    Continua após a publicidade

    O modelo manteve suas características quadradas e desatualizadas desde quando foi lançado e concorre com os SUVs de baixo custo na Europa, sendo um deles o Duster.

    Dacia Duster
    Dacia Duster (Dacia/Divulgação)

    Ao que tudo indica, a Renault, atual dona da Lada, pretende migrar os clientes do SUV russo para o Dacia Duster, que é mais atualizado e possui maior potencial para brigar na categoria.

    Continua após a publicidade

    E, com isso, o Niva seria aposentado, pelo menos na Europa ocidental, sendo mantido em produção talvez apenas para abastecer mercados como Ásia e leste da Europa.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Lada Niva vai morrer após 43 anos na Europa para dar espaço ao Duster
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.