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Lamborghini Huracán Sterrato é o supercarro off-road que ninguém pediu

Depois do Porsche 911 Dakar, a Lamborghini apresenta o Huracán Sterrato, um carro que ninguém pediu mas que pode tornar objeto do desejo de muitos

Por Joaquim Oliveira
30 nov 2022, 11h09
Lamborghini-Huracan-Sterrato
Lamborghini Huracan Sterrato (Divulgação/Lamborghini)
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Se na virada para este século alguém dissesse que em meados da década seguinte os carros mais vendidos da Porsche seriam “jipes”, que a Ferrari teria um SUV e o Lamborghini com mais clientes no mundo seria também apto para o off-road, o mais provável é que essa pessoa receberia um encaminhamento para o hospício mais próximo. Mas está é a realidade de 2022.

Ainda que o nosso bom senso nos questione sobre a necessidade de um superesportivo precisar de ter carroceria apta para o uso off-road.

Lamborghini Huracán Sterrato é o supercarro off-road que ninguém pediu
(Divulgação/Lamborghini)

O normal quando apresentamos uma nova versão de um supercarro, como um Lamborghini Huracán, é destacar a sua potência e as acelerações e velocidade máxima vertiginosas, além do seus atributos técnicos que lhe deverão permitir fazer voltas realmente rápidas em circuitos. Com o Lamborghini Huracán Sterrato é completamente diferente.

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O Sterrato tem uma altura em relação ao solo 4,4 centímetros mais alta do que o Huracán “normal”, além de bitolas alargadas em cerca de 3 cm. Só depois completamos com a informação de que o motor que o anima é o bem conhecido V10 5.2 litros, aspirado, com 610 cv e 57,1 kgfm, sem qualquer novidade.

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Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)

Há algum milionário, por mais excêntrico que seja, interessado em sair rasgando com um supercarro na terra? Provavelmente não, até mesmo porque para esse tipo de cliente com caráter e nível de exigências existem muitas opções de carros que lhe dão luxo, exclusividade e a mesma capacidade. Até mesmo dentro da Lamborghini, com o Urus, seu carro mais vendido.

Mas, tal como com o Porsche 911 Dakar, parece estar nascendo uma tendência para que os colecionadores e fãs de esportivos – em ambos os casos com carteiras bem recheadas – queiram comprar este tipo de veículo quase despidos de racionalidade e por preços astronômicos.

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Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)

Tal como o Porsche, este Lamborghini Sterrato terá produção limitada a, pelo menos, 1499 unidades, que serão fabricadas a partir de fevereiro de 2023 e entregues a clientes selecionados em todo o mundo.

“Com o conceito de alta velocidade sobre o tipo de piso que for, combinamos a experiência de condução de um autêntico superesportivo com o prazer de condução que só um carro de rali consegue proporcionar e de uma maneira única”, assegura Rouven Mohr, CTO (Chief Technical Officer) da Lamborghini, antes de concluir que “os automóveis da Lamborghini sempre foram capazes de gerar emoções fortes e o Sterrato chega a um novo patamar com um ainda mais elevado prazer de condução em condições extremas”.

Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)
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Mesmo sendo um carro que ninguém pediu, é inegável que possui um argumento que costuma pesar na mente dos clientes de segmentos de mercado mais elitistas: é diferente de tudo o que existe na estrada e esse é um fator que vai seduzir todos os clientes que querem (e podem) marcar a diferença na estrada (ou na terra…) com o Sterrato com tração integral a partir do ano que vem.

O fato de as performances de condução serem piores que as do Huracán Evo, devido à superior altura do carro, dificilmente preocupará o cliente-alvo, que continuará se sentindo feliz por este Lamborghini que parece ter passado por uma formação nas forças militares de elite.

Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)

Ainda é um carro capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e de prosseguir até uma velocidade máxima de 260 km/h. Os freois são carbono-cerâmicos, mesmo com a velocidade máxima 65 km/h mais baixa e com o sprint até aos 100 km/h ser meio segundo mais lento do que no caso do Huracán Evo.

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Além das já referidas alterações no chassi, há também uma proteção em alumínio da parte inferior da carroçaria, saias laterais reforçadas, um difusor traseiro com um certo ar rústico e arcos de rodas mais salientes. A conhecida entrada de ar na tampa do motor não só reforça o visual agressivo deste Lamborghini com ares de Rambo como também garante que o motor continua recebendo ar limpo quando estiver passando por poeirentas estradas.

Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)

Para que o condutor menos especializado em saídas do asfalto não fique atolado na primeira poça de lama, existe um autoblocante traseiro, pneus especiais para todo-o-terreno (235/40 R19 à frente e 285/40 R19 atrás), dotados de tecnologia run-flat, para que o Sterrato se possa “arrastar” por até 80 km, para zonas mais seguras e habitadas, na eventualidade de ter um furo.

O interior do “primo do campo” do Huracán tem o cockpit de sempre, forrado com Alcantara preto e com central multimídia com funções próprias para o uso off-road.

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Lamborghini-Huracan-Sterrato
(Divulgação/Lamborghini)

Por exemplo, existe – pela primeira vez num Lamborghini – uma animação digital que informa sobre as inclinações laterais e longitudinais do veículo, uma bússola e um menu com dados sobre as coordenadas geográficas e o ângulo da direção. Tudo para que nada falte aos 1.499 colecionadores que já estão assinando o cheque para encomendar o seu presente de Natal que, em 2022, será enviado diretamente de Sant´Agata Bolognese, ainda que com algum atraso.

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