Nós conhecemos o Lamborghini Centenario em março, no Salão de Genebra. Mas apenas na versão cupê, que responderia por 20 dos 40 Centenario que serão produzidos para comemorar os 100 anos de nascimento de Ferruccio Lamborghini, fundador da empresa. Faltava o Centenario Roadster, que a Lamborghini acabou de apresentar na Califórnia, às vésperas do Concurso de Elegância de Peeble Beach.
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Por mais que as 20 unidades do roadster já tenham dono definido, vale à pena perder um tempo admirando o design ousado, os belos faróis de LEDs e as rodas (aro 20″ na dianteira e 21″ na traseira) que recebem uma placa de fibra de carbono. A propósito, toda a carroceria é feita de fibra de carbono, assim como o chassi monocoque e os apêndices aerodinâmicos da carroceria.
A Lamborghini não entrou em detalhes sobre mudanças estruturais que teriam sido necessárias por conta do teto removível, mas confirmou que a parte técnica é exatamente a mesma do cupê. Em outras palavas, imeditamente à frente do eixo traseiro está o motor V12 6.5 rendendo 770 cavalos (20 cv a mais que um Aventador SV) e 70,4 mkgf. O resultado é aceleração de 0 a 100 km/h em “menos de três segundos” com máxima de 350 km/h. O sistema de freios reforçado exige apenas 30 metros para frear a 100 km/h e 290 m quando se está a 300 km/h.
O conversível manteve o sistema de rodas traseiras direcionais e o de telemetria para pistas, que adiciona duas câmeras ao GPS para gravar todo o desempenho do carro no circuito. Ainda tem compartimentos para guardar dois capacetes. E para os proprietários que no fundo não mereciam acelerar tamanha obra de engenharia, há também uma grande tela sensível ao toque de 10,1″ que domina o painel, compatível com Apple CarPlay e com acesso à internet. Algo absolutamente desnecessário neste caso.