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Land Rover Defender vira picape 6X6 de R$ 2 milhões para o ‘fim do mundo’

Especialista em preparações com estilo pós-apocalíptico, Apocalypse Manufacturing deixa o Defender V8 ainda mais extremo e estiloso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 24 set 2024, 11h26 - Publicado em 24 set 2024, 11h00
Defender Apocalypse 6X6
 (Apocalypse Manufacturing/Divulgação)
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Todo mundo sabe das capacidades off-road do Land Rover Defender, principalmente quando equipado com o motor V8 supercharger a gasolina. Mas a empresa Apocalypse Manufacturing decidiu que, por si só, ele não era bom o bastante para o fim do mundo e, para isso, era necessárias algumas melhorias.

E com melhorias, estamos falando de mais um par de rodas, transformando o Defender comum em um incrível 6×6, cujo nome virou World Ender. Aliás, essa é a especialidade da Apocalypse. Além do Land Rover, a preparadora também tem versões desse tipo para outros carros, como o Jeep Wrangler e Gladiator, fora as modificações “pós-apocalípticas” do Ford Bronco, Rivian R1T e outros.

“Em um mundo imprevisível, acreditamos que o World Ender proporcionará tranquilidade e capacidade incomparável para aqueles que exigem o melhor.” explica Joseph Ghattas, fundador e CEO da Apocalypse Manufacturing. A capacidade fica visível, afinal, com um eixo a mais é bem claro que esse Defender deixa qualquer off-road pesado ainda mais fácil. Só é difícil pensar em tranquilidade ao dirigir um carro como esse.

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No V8 a Apocalypse não mexeu, é o mesmo 5.0 a gasolina de 525 cv e 63,7 kgfm. O que mudou foi a sua saída de escape, movida da traseira para a lateral. As rodas militares têm 20’’ e são igualmente extravagantes, mas não tanto quanto os pneus gigantes de 38’’ com “piso central silencioso”, que promete reduzir o ruído do carro na estrada.

Defender Apocalypse 6X6
(Apocalypse Manufacturing/Divulgação)

Como você pode ter percebido, o eixo adicional fez com que a preparadora fizesse uma caçamba de 1,5 m de comprimento para o Defender, algo que a Land Rover ainda não fez por conta própria. Apesar de ser algo legal para o carro, seu espaço é quase todo ocupado pelo estepe, que segue o mesmo padrão dos pneus de rodagem.

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O lado positivo é que existe um bom bagageiro no teto para guardar equipamentos de camping — digo, suprimentos para o fim do mundo. E para ficar mais de acordo com essa estética apocalíptica, o Defender ganhou uma grande barra protetora na grade e santantônio na caçamba pintados em um tom que lembra ferrugem e uma nova placa de proteção frontal bem chamativa.

Defender Apocalypse 6X6
(Apocalypse Manufacturing/Divulgação)

Apesar dos novos apetrechos estéticos, que também incluem uma barra de luzes no teto, a Apocalypse não mexeu muito no que veio de fábrica. Baseado na versão Carpathian Edition, o SUV manteve, por exemplo, a tonalidade fosca da carroceria. Mas os para-lamas estão cerca de 5 cm mais largos.

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Defender Apocalypse 6X6
(Apocalypse Manufacturing/Divulgação)

Fora isso, o Defender World Ender traz um sistema de suspensão pneumática totalmente independente que pode variar sua altura em até 20 cm para passar por cima dos obstáculos e um subchassi reforçado.

Defender Apocalypse 6X6
(Apocalypse Manufacturing/Divulgação)
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Não há muitas informações sobre a cabine, além de que ela vem com acabamento preto por padrão. Fora isso, a Apocalypse garante que ela mantém todo o luxo e conforto do Defender comum. Ou seja, pode esperar por bancos elétricos com ajuste de 14 posições e sistema de climatização, ar-condicionado de três zonas, volante aquecido, central multimídia de 10’’ e até um frigobar no descanso de braço central.

Claro que uma transformação radical dessa não custaria barato. Enquanto o Defender 90 Carpathian Edition parte dos US$ 118.600, cerca de R$ 456.842, o World Ender da Apocalypse parte dos U$ 374.999, mais de R$ 2,07 milhões. Claro esse valor é para a versão “básica” do SUV, como de praxe, a preparadora deve oferecer dezenas de opcionais para deixar o carro ainda mais único.

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