Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Land Rover desenvolve transmissão de dupla embreagem para uso off-road

Conjunto pode estrear em 2018 na nova geração do Defender

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 15h03 - Publicado em 25 ago 2016, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Transmissão de dupla embreagem da Land Rover
     (/)
    Transmissão de dupla embreagem da Land Rover

    A Land Rover está desenvolvendo uma transmissão automatizada de dupla embreagem focada no uso off-road. Com oito marchas, substitui a caixa de transferência por relações mais curtas nas primeiras marchas, garantindo disposição no uso off-road e menor consumo de combustível em relação a câmbios automáticos convencionais com conversor de torque.

    LEIA MAIS:

    >> Honda desenvolve câmbio de tripla embreagem e 11 marchas

    >> Clássicos: Range Rover Classic

    Continua após a publicidade

    >> Guia de usados: Range Rover Evoque

    Com o codinome Polar 3, o novo câmbio automatizado de dupla embreagem funciona como as outras caixas desse tipo: tem uma embreagem para marchas ímpares e outra responsável pelas pares. Entre as principais características, está o fato de simular reduzida nas primeiras marchas, enquanto as marchas intermediárias e mais altas serão as adequadas para a condução normal.

    Outros carros que seguem este princípio são o Jeep Renegade diesel e do Renault Duster 4×4. Os dois substituiram a caixa de transferência pela primeira marcha mais curta. Mas o Renegade tem câmbio automático convencional, de nove marchas, enquanto o Duster tem um manual de seis marchas.  

    Essa configuração de câmbio permite abandonar a caixa de transferência, uma transmissão à parte responsável por multiplicar o torque do motor quando necessário. É uma solução bem-vinda, já que a caixa de transferência é pesada e, em geral, obriga que o carro esteja parado para ser acionada. Na nova transmissão da Land Rover, isso não seria mais necessário.

    Continua após a publicidade

    O desempenho off-road será otimizado em conjunto com o conhecido sistema Terrain Response, que configura as respostas do motor, transmissão, suspensão, freios, de acordo com o terreno que se trafega. De quebra, o consumo pode ser reduzido em até 10%. 

    É previsto que a nova transmissão da Land Rover aguente cerca 61 mkgf de torque, caindo como uma luva para o V6 3.0 de 258 cv e 61,2 mkgf de torque usado pelo Range Rover Vogue e pelo Dicovery 4, mas também poderia ser utilizada pelos motores quatro cilindros da família Ingenium. Para efeito de comparação, o câmbio DSG de dez marchas da Volkswagen, ainda em desenvolvimento, terá capacidade para suportar até 56 mkgf de torque.

    Não há uma previsão de quando o novo câmbio da Land Rover fará sua estreia, mas não se espante caso ele só apareça ná próxima geração do mítico Defender, cujo lançamento é esperado para 2018.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.