Latin NCAP: Renault Sandero e Logan recebem uma estrela
Mitsubishi Eclipse Cross também foi testado e recebeu nota máxima em proteção para adultos
Os Renault Sandero e Logan fabricados no Brasil, na Argentina e na Colômbia receberam uma estrela para a proteção de adultos e três para a proteção de crianças nos testes de impacto do Latin NCAP.
A terceira rodada de avaliações deste ano também avaliou o desempenho do Mitsubishi Eclipse Cross, já lançado em alguns mercados latino-americanos.
O SUV fabricado no Japão se saiu bem. Obteve cinco estrelas para proteção de adultos e três para a proteção de crianças no banco traseiro.
De acordo com o Latin NCAP, a dupla Sandero/Logan demonstrou proteção pobre no peito do motorista nos impactos frontal e lateral.
O órgão também destacou a falta de estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia para o impacto lateral, apesar dos dois Renault terem barras de proteção.
Outra falha apontada é a falta de cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, além de ancoragens Isofix para cadeirinhas infantis como item de série.
O Sandero vendido na África, testado em agosto passado pelo Global NCAP, tem tais equipamentos e obteve três estrelas para adultos e quatro para crianças.
Ao Latin NCAP, a Renault disse que vai melhorar a segurança de seus compactos. Tanto o Sandero como o Logan têm uma reestilização programada. Vale lembrar que o Kwid obteve três estrelas em seu teste.
O Mitsubishi Eclipse Cross, que tem lançamento no Brasil previsto para os próximos meses, teve bom desempenho nos impactos frontal, lateral e lateral contra poste, e também teve seu controle de estabilidade aprovado.
Nos países onde é vendido, o SUV com nome de esportivo tem sete airbags como equipamento padrão. As três estrelas para crianças, porém, são explicadas pelos tipos de sistema de retenção para cadeirinhas escolhido pela Mitsubishi.
O sistema de retenção infantil (SRI) utilizado no teste só pôde ser ajustado usando cintos de segurança, proporcionando baixa proteção. O fabricante decidiu não colocar ancoragens Isofix no modelo antes do teste, mesmo estando o sistema disponível em outros mercados.
Após a publicação, a Renault do Brasil emitiu o seguinte comunicado:
A evolução dos critérios adotados nas provas de colisão faz com que haja uma mudança nos resultados ao longo do tempo sem que tenha havido uma mudança no produto.
A segurança sempre foi uma características dos veículos Renault, o que pode ser confirmado pelos ótimos resultados dos nossos mais recentes lançamentos.
Estamos atentos e trabalhando para trazer mais segurança a todos os nossos produtos continuamente.