Latin NCAP reprova segurança de Jeep Renegade que saiu de linha em 2021
Jeep Renegade testado foi fabricado no Brasil e comprado no Panamá, mas desde o início de 2022 é vendido com outro motor e mais itens de segurança de série
 
									O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança de carros vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou uma nova rodada de testes de colisão com dois SUVs compactos vendidos na região: o Volkswagen Taigun, que nada mais é do que o T-Cross fabricado para o mercado indiano, e o Jeep Renegade.
Enquanto o Volkswagen Taigun recebeu cinco estrelas, o Jeep Renegade recebeu apenas uma estrela e foi duramente criticado pela entidade. O detalhe é que o Latin NCAP avaliou uma unidade Jeep Renegade 1.8, que saiu de linha no final de 2021 e os itens que antes eram opcionais incipientes na linha, hoje são de série em todas as versões.
 
    O carro foi fabricado no Brasil e comprado pelo órgão no Panamá, e é de uma versão básica, com apenas dois airbags. No teste, o carro obteve apenas 48,71% de proteção a ocupantes adultos, 66,71% a crianças, 45,32% a pedestres e vulneráveis das estradas e 55,81% para sistemas de assistência à segurança.
O relatório aponta que no impacto frontal o Renegade apresentou proteção adequada a boa para adultos e, no impacto lateral, garantiu boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O teste de impacto lateral contra poste não foi feito, pois na época que esta unidade foi fabricada os airbags laterais e de cortina eram opcionais.
O Latin NCAP ainda avaliou o controle de estabilidade, que teve bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC e do consumidor, respectivamente. Por outro lado, as tecnologias de frenagem autônoma de emergência (AEB) e de assistência do motorista (ADAS) ainda eram opcionais e não cumpriam o índice mínimo de presença nas unidades vendidas (60% dos carros) e não foram considerados na pontuação final. Daí vem a nota de apenas uma estrela.
 
    O detalhe é que todos os Jeep Renegade fabricados a partir de 2022, já com o motor 1.3 turbo e visual atualizado, passaram a ser equipados com seis airbags e frenagem autônoma de emergência, além de alerta de saída de faixa e detector de fadiga em todas as versões, independente do país para onde é exportado.
Ou seja, testaram um carro que não está em produção desde 2021 (mas ainda está encalhado no Panamá) em vez de testar o carro atualizado após o lançamento do mais recente protocolo de avaliação do Latin NCAP, em vigor desde o final de 2020.
O Latin NCAP pode ter percebido isso e diz ter procurado a Stellantis para que participassem de uma avaliação voluntária (ou seja, fornecendo o carro para o teste de colisão) para realizar mais testes de colisão nos equipamentos de segurança que antes eram opcionais e hoje são de série, mas a fabricante não aceitou.
Resultados vencidos
Outra crítica do Latin NCAP à Stellantis é para o uso incorreto dos resultados de teste de colisão anterior. Isso porque até então o Jeep Renegade havia sido testado apenas em 2015, quando obteve cinco estrelas no protocolo da época, e a fabricante só pode usar o resultado para fins de publicidade e marketing nos quatro anos seguintes.
Contudo, de acordo com o Latin NCAP o resultado continua sendo usado até hoje em alguns mercados da América do Sul e Caribe e com adaptações não autorizadas.
 Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”
Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo” GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026
GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026 IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA