Em 2025, a Stellantis irá mudar sua estratégia para carros elétricos no Brasil com a chegada da chinesa Leapmotor. As duas empresas fizeram uma joint venture para o mercado global que já começa a render frutos, levando a criação de seu primeiro carro feito para fora da China, o SUV médio B10.
Apresentado durante o Salão de Paris (França), o B10 entra em um segmento muito competitivo dos crossovers médios, brigando diretamente com o BYD Yuan Plus, Mini Aceman e o recém-revelado Renault 4. QUATRO RODAS apurou que a Leapmotor mira em uma faixa de preço de 30.000 euros (R$ 183.579 na conversão direta). Como comparação, o Yuan Plus parte de 37.990 euros (R$ 232.472).
Apesar de ser a apresentação global, a Leapmotor optou por não revelar muitas informações sobre o SUV, sem comentar sobre a bateria ou o motor. Uma possibilidade é que traga a mesma mecânica do C10, utilizando um propulsor de 231 cv e 32,6 kgfm. Por ser um carro menor, pode vir com as baterias de 52,9 kWh ao invés do conjunto de 69,9 kWh.
Suas medidas também não foram divulgadas. Aparenta ter um comprimento por volta de 4,5 metros, o que o deixaria próximo de um Jeep Compass. Por ser feito com a plataforma Leap 3.5, deve aproveitar bem o entre-eixos para oferecer muito espaço interno. Infelizmente, a Leapmotor não divulgou imagens da cabine.
A fabricante destaca que a arquitetura permite que o SUV traga diversas tecnologias como um pacote completo de assistências e um painel de instrumentos digital totalmente personalizável. A oferta do pacote ADAS tem sido uma das formas usadas pelas marcas chinesas para conquistar novos clientes na Europa.
Chegará às concessionárias na Europa em 2025 e, por enquanto, a Leapmotor não dá indicações de que será lançado no Brasil. Porém, a fabricante chinesa deve ampliar seu portfólio no país rapidamente e o B10 se encaixaria bem por ser um rival direto para modelos como BYD Yuan Plus e Renault Megane.
Enquanto não decide sobre o B10 no Brasil, a Leapmotor vai preparando sua estreia no mercado brasileiro no início de 2025. A empresa já criou um site que destaca o SUV C10, indicando que será o primeiro lançamento, visto em testes pelas ruas brasileiras com frequência. O subcompacto T03 também foi flagrado e pode aprecer como um concorrente para o BYD Dolphin.