Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Leve um Porsche 911 da polícia holandesa para casa

Viatura dos anos 70 foi restaurada e será leiloada em outubro

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 24 set 2015, 12h16
classicos

As frotas policiais do Oriente Médio são as mais invejadas do mundo. As autoridades de países como Dubai e Emirados Árabes Unidos contam com bólidos como Bugatti Veyron, Aston Martin One-77, BMW i8 e Nissan GT-R. Mas nenhum destes países patrulhava as ruas com tanto estilo nos anos 70 quanto a polícia holandesa e seu Porsche 911. E a melhor notícia é que você pode levá-lo para casa!

É verdade que o esportivo da Rijkspolitie era utilizado apenas por uma divisão especial, e a frota local também era composta por veículos mais comuns. Ao contrário do que você pode estar pensando, a escolha pelo 911 não foi pelo desempenho capaz de ajudar a perseguir meliantes nas estradas. O Porsche 911 Targa foi o eleito por permitir que um dos agentes (obviamente o passageiro) pudesse ficar de pé dentro do carro para orientar outros condutores. Foi a partir de 1962 que os policiais holandeses começaram a andar de Porsche, ainda com os clássicos 356 – e a fidelidade à marca continuou até meados dos anos 90.

911-policia-6.jpeg
Continua após a publicidade

Várias mudanças foram feitas para adaptar o 911 ao uso policial. Um alto-falante era instalado na traseira do veículo, um giroflex era afixado na coluna “B” e o banco traseiro dava lugar a uma caixa repleta de itens utilizados pela patrulha, incluindo algemas, luzes de emergência, bafômetro e placas de sinalização.

O exemplar que será leiloado foi entregue à polícia holandesa no fim de 1974 e era branco com interior em couro preto. Registros da Porsche revelam que o veículo tinha um motor 2.7 com seis cilindros em linha de 150 cv e alguns opcionais: espelho retrovisor do lado direito, barras estabilizadoras na frente e atrás, faróis auxiliares e luz de neblina.

911-policia-3.jpeg

Após anos de serviços prestados, o 911 foi vendido a um civil sem todos os acessórios. No entanto, neste ano o veículo foi completamente restaurado, tanto na parte mecânica quanto na estética – exatamente do jeito que era quanto servia à lei. Agora a casa de leilão Bonhams pretende leiloá-lo no dia 9 de outubro durante um evento realizado na Bélgica. A expectativa é arrecadar algo entre 95 mil e 145 mil euros. Que tal levar esta raridade para sua garagem?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.