Lexus chinês? Chery Arrizo 5 GT tem grade ‘inspirada’ na marca japonesa
O sedã esportivo é o mais potente Arrizo 5 já feito e pode fazer de 0 a 100 km/h em 7 segundos
A Chery anunciou recentemente o novíssimo Arrizo 8, que se destaca pelo seu grande porte e muita sofisticação. Porém, a marca chinesa não se esqueceu da parte mais “modesta” da sua linha de sedãs e está preparando uma versão esportiva para o Arrizo 5, que saiu de linha no Brasil na virada do ano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O Arrizo 5 GT será a versão mais potente do modelo desde o início da sua produção, em 2015. Para isso, ele recebe o mesmo motor do Arrizo 8 e ganha uma repaginada no visual para deixar de lado a cara de “carro de tiozão”.
Na dianteira é onde vemos a principal mudança e a “inspiração” é bem clara. A grade é muito semelhante – para não dizer igual – ao típico visual dos Lexus, com a frente mais prolongada formando um fuso. Os faróis ficaram menores, mais estreitos e pontiagudos. O sedã também ganhou entradas de ar mais proeminentes no para-choque. Já as rodas são de 17” e têm pinças de freio na cor laranja.
O visual da traseira é semelhante ao do irmão maior. Porém as lanternas têm design ligeiramente diferente e aparentam ser um pouco menores. O Arrizo 5 GT também têm quatro saídas de escapamento, mas ao contrário do Arrizo 8, não são falsas, justamente por se tratar de um esportivo.
Outra coisa que os sedãs têm em comum é o motor. O Chery Arrizo 5 GT também é equipado com o 1.6 TGDI, ajustado para gerar 197 cv e 29,57 kgfm. Nessa configuração, estima-se que o sedã esportivo consiga o tempo de 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos. Esse motor turbo também pode ser encontrado no Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro brasileiros, mas em configurações flex e menos potentes.
Para deixá-lo mais “nervoso” que qualquer outro Arrizo 5, o GT tem acoplado ao motor uma transmissão automática de sete marchas e com dupla embreagem úmida. A suspensão ganhou acertos especiais não revelados, mas sabe-se que ela será McPherson na frente e semi-independente na traseira.
Até então, o modelo mais potente era o Arrizo GX, com seus 147 cv, lançado em 2018 e que tinha sua mecânica baseada no próprio Arrizo 5 da época.
O interior é estiloso, com o preto predominando e costuras em laranja. No centro, uma grande tela se divide entre multimídia e painel de instrumentos. O câmbio é no estilo joystick e podemos ver ainda um seletor circular, possivelmente para os modos de direção.
A Chery não divulgou os preços, mas espera-se que o Arrizo 5 GT chegue para ocupar o topo da gama no mercado chinês. Por lá, as versões do sedã tem preços que variam entre os U$ 8.900 e U$ 19.400, algo entre R$ 45.500 e R$ 99.300 na cotação atual, e suas vendas se iniciam a partir do fim de setembro.