Lexus LBX é Toyota Yaris Cross em versão de luxo com painel de Mercedes
Menor SUV da Lexus terá um trem de força híbrido e uma pegada compacta
É mais fácil chamar de LBX em vez de ‘Lexus Breakthrough Crossover’ o novo SUV compacto da Lexus. É um carro à parte, mas pode ser considerado uma versão de luxo do Toyota Yaris Cross, e será lançado na Europa e em alguns outros mercados globais selecionados, a partir do início de de 2024.
O SUV compacto da Lexus faz jus ao segmento. Com 4,19 m de comprimento; 1,82 m de largura; 1,54 m de altura e distância entre eixos de 2,58 m, é um pouco maior que o Toyota Yaris Cross europeu e 30 cm menor que o Lexus UX. Em termos de porte, é muito parecido com o Ford Puma.
O Lexus LBX é baseado na plataforma GA-B, ajustada especialmente para os requisitos da Lexus e preparada para receber trem de força híbrido. O motor do carro é um três cilindros 1.5 combinado com dois (FWD) ou três (E-Four AWD) motores elétricos e câmbio e-CVT. A potência total é de 134 cv e 18,8 kgfm de torque, superando o Yaris Cross em ambos os quesitos. O LBX vai de 0 a 100 km/h em 9,2 s.
A mecânica implica em mudanças nas suspensões. As versões FWD têm eixo traseiro com barra de torção, enquanto os modelos AWD apresentam uma configuração do tipo independende duplo A.
Em termos de design, o LBX se distancia da identidade visual que a Lexus vinha usando até agora, baseada em uma enorme grade. O modelo usa uma barra prateada para interligar os faróis sem se integrar com a grade inferior em formato de favos de mel. É um estilo visualmente mais leve.
Por dentro, a tela da central multimídia com 9,8 polegadas domina o console, no melhor estilo dos Mercedes atuais, enquanto uma tela de 12,3 polegadas faz as vezes de quadro de instrumentos digital. Ainda há botões físicos para o ar-condicionado e o som, além de carregador sem fio para smartphones e um porta-objetos abaixo. Todo o acabamento é composto por materiais veganos e o sistema de som com 13 alto-falantes é da Mark Levingson.
A produção do LBX está programada para o final de 2023 e entregas previstas para o início de 2024. No Reino Unido, os pedidos do LBX já começarão em julho deste ano. Ainda não se sabe se existem chances deste modelo vir para o mercado brasileiro.