Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Líder no Brasil, VW Polo deixa de ser fabricado na Europa

Com a lei Euro 7 se aproximando, a VW já se organiza para focar 100% em produção de modelos totalmente elétricos em solo europeu

Por Rafael Sommadossi
7 jul 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Despedida Polo
     (Divulgação/Volkswagen)

    O Volkswagen Polo estava em produção na fábrica de Navarra, na Espanha, desde 20 de março de 1984. Estava, porque a última unidade do hatch compacto fabricada em território europeu já está montada. Mas não é o fim do VW na Europa. 

    Os alemães apenas decidiram enviar a produção do Polo para outra fábrica, na África do Sul. O objetivo foi liberar espaço na fábrica de Landaben para produção de dois novos modelos 100% elétricos. Um deles é o novo SUV elétrico de entrada da Skoda, o Epiq

    skoda-epiq-2024100963-1710445154_1
    Skoda Epiq (Divulgação/Skoda)

    O VW Polo continuará em produção até pelo menos 2027. No total, foram produzidas 8,4 milhões de unidades do modelo na Espanha ao longo de mais de 40 anos. A última unidade fabricada por lá é um 1.0 TSI de 95 cv, manual, acabamento Life e carroceria na cor azul.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A Volkswagen realizou um evento de despedida para o Polo com o lema “Obrigado, Polo; olá, elétrico”. Em 2023, o Polo foi o quinto carro mais vendido na Espanha, superando os SUVs da própria Volkswagen.

    Despedida VW Polo
    (Divulgação/Volkswagen)

    Embora os modelos SUVs T-Cross e Taigo continuem a ser fabricados em Landaben, eles compartilharão a fábrica com dois futuros carros elétricos do Grupo Volkswagen, um da Volkswagen e outro da Skoda. Ambos serão produzidos baseados na plataforma MEB Entry. 

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O Skoda Epiq é um SUV urbano que será lançado em 2025, com previsão de chegada ao mercado em 2026. O modelo da Volkswagen ainda não foi confirmado, mas pode ser o ID.2 ou um B-SUV. Esses elétricos deverão custar cerca de 25 mil euros e serão concorrentes de modelos como o Citroën ë-C3, o Opel Frontera e o Renault 5 E-Tech.

    Volkswagen Polo GTS 2024
    Polo GTS utiliza atualmente o motor 1.4 TSI e deve receber atualização no futuro. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A produção dos Polo que serão vendidos na Europa a partir de agora foi transferida para a fábrica de Kariega, na África do Sul, de onde será exportado. Essa transferência de fábrica para outro continente com certeza impactará diretamente no preço do modelo, que atualmente começa em 24.665 euros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.