Longa Duração: Hyundai Creta está saindo como entrou
Na comparação dos resultados dos testes inicial e final, o Creta está de parabéns. Agora, só resta saber se essa boa impressão se repetirá no desmonte
Quem acompanha esta seção há algum tempo, já sabe como ela funciona, mas não custa explicar de novo para quem está começando a acompanhar este reality show automotivo que é o Longa Duração.
Para começar, todos os nossos contatos com a rede autorizada (da compra às revisões) são feitos sem nos identificarmos como QUATRO RODAS.
Assim que um novo carro chega, mais de 200 pontos recebem uma marcação exclusiva, indelével e indefectível no sentido de nos permitir detectar uma tentativa de manutenção não autorizada.
Aos 1.000 km, ele segue para o nosso campo de provas, onde é submetido a uma completa bateria de testes. Já no fim da jornada, aos 60.000 km, ele retorna à pista e passa pelas mesmas avaliações. É nessa fase final que se encontra o Creta.
Ao retornar de Limeira (SP), onde fica a pista, o piloto de teste Jorge Luiz Alves comentou: “Estou impressionado. O Creta parece um carro semi-novo. Suspensão, motor, acabamento, tudo parece perfeito”.
Dito isso, fomos comparar as fichas de resultados dos testes inicial e final – veja quadro abaixo. Das 15 leituras contempladas, o Creta foi melhor em onze itens aos 60.000 km, ante apenas três aos 1.000 km, além de um rigoroso empate nos dois testes no consumo rodoviário (12,7 km/l) e na retomada de velocidade de 40 a 80 km/h (4,5 s).
Péricles Malheiros, editor de Longa Duração, também elogiou o SUV.
“Vidros, travas e retrovisores elétricos, volante, bancos, ar-condicionado, pedais e alavanca de câmbio são pontos de contato. Por serem os que mais conectam homem e máquina, são também os que mais dizem sobre a qualidade da cabine. E todos esses itens chegaram ao fim do teste trabalhando com o mesmo nível de ruído e eficiência do início.”
Agora, é aguardar para ver se o desmonte vai confirmar a boa impressão geral ou se vai revelar algo além do que nossos olhos e ouvidos puderam detectar.
Hyundai Creta – 60.220 km
Ficha técnica
- Versão: Prestige 2.0 16v
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.999 cm3, 16V, 166/156 cv a 5.600 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
- Câmbio: automática, 6 marchas
- Combustível: flex (gasolina)
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 3.695
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.249
- Combustível no mês: R$1.185
Teste de pista (com gasolina)
1.021km | 60.005 KM | |
0 a 100 (s) | 10,8 | 10,4 |
0 a 1000m (s/km/h) | 32,1 | 31,8 |
40 a 80 km/h (s) | 4,5 | 4,5 |
60 a 100 km/h (s) | 5,8 | 5,9 |
80 a 120 km/h | 7,4 | 7,2 |
60km/h a 0 (m) | 16,6 | 15,9 |
80 km/h a 0(m) | 29 | 27,9 |
120 km/h a 0 | 65,9 | 65,1 |
Consumo urbano | 8,7 | 9,7 |
Consumo rodoviário | 12,7 | 12,7 |
Ruído PM/RPM máx (dBA) | 43,1/ 64,6 | 34,2/72,6 |
Ruído a 80/120 km/h (dBA) | 62,3/70,2 | 61,6/67,5 |