Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lotus aposenta toda sua linha para fabricar novos carros esportivos

Fabricante inglesa decide aposentar seus famosos esportivos ao longo de 2021 a fim de abrir espaço para modelos ainda mais avançados

Por Eduardo Passos
Atualizado em 25 jan 2021, 20h02 - Publicado em 25 jan 2021, 16h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Evija já foi revelado. Entre os três segredos, há o Type 131
    O Evija já foi revelado. Entre os três segredos, há o Type 131 (Lotus/Divulgação)

    A Lotus sabe que tradição importa, mas que também é necessário acompanhar novos tempos. É por isso que a montadora anunciou a aposentadoria de toda sua linha atual, que dará espaço a novos e inéditos modelos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Os carros que saem de jogo são o aclamado Lotus Elise, o Evora e o Exige, que serão fabricados até o fim de 2021. Essa decisão faz parte do plano Vision80, que prevê uma guinada nos rumos estratégicos da fabricante.

    Ao todo, mais de R$ 700 milhões vêm sendo investidos em duas fábricas da Lotus pela Inglaterra, a fim de ampliar a capacidade produtiva. A inglesa ainda fez questão de anunciar 250 vagas para engenheiros que ajudarão no desenvolvimento dos novos carros.

    Continua após a publicidade

    Os contratados trabalharão num novíssimo centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, prestes a ser inaugurado.

    Além dos três modelos inéditos, o insano Lotus Evija também chegará em breve
    Além dos três modelos inéditos, o insano Lotus Evija também chegará em breve (Lotus/Divulgação)

    A pressa da Lotus se justifica pela sua ambição, e o hipercarro Evija só confirma o quão grande a empresa de Norfolk pensa: são insanos 1970 cv de potência, fornecidos por quatro motores elétricos. Estimativas dão conta que o Evija, que chegará no próximo trimestre, irá de 0 a 300 km/h em insanos sub-9s.

    Dos três carros inéditos, dois ainda seguem completamente desconhecidos. O terceiro, entretanto, vem sendo chamado de Type 131 e, segundo apostas, combinará traços modernizados do Evora com desempenho mais agressivo do Exige. Segundo o CEO da Lotus, Phil Popham, ao menos um dos novos carros entrará em produção neste ano.

    Continua após a publicidade

    Saída honrosa

    Exige Cup 430
    Peso sempre foi crucial para a Lotus. Com tanque cheio, o Exige Cup 430 pesa 1110 kg (Lotus/Reprodução)

    Quando chegarmos ao final de 2021, mais de 55 mil unidades do Elise, Exige e Evora terão sido fabricadas desde 1995, quando o Elise chegou causando com técnicas pioneiras de uso do alumínio na carroceria e uso de materiais compósitos — hoje comuns.

    Cinco anos depois foi a vez do cupê Exige aprimorar a tecnologia do seu irmão e alinhar desempenho mais esportivo ao conforto de rodagem em vias públicas. Sua versão mais potente, Exige Cup 430, traz 424 cv de potência vindos do motor 3.5 V6 da Toyota.

    150317stp-07.jpg
    O Elise construiu, em 25 anos, grande legado tecnológico e sentimental (Lotus/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Com vida mais curta, o superesportivo Evora foi lançado em 2008 e será, até o lançamento do Evija, o Lotus de rua mais rápido fabricado, com sua versão GT430 atingindo os 315 km/h. Feito especialmente para correr em Le Mans, onde conquistou pódio, o Evora GTE ainda detém o recorde de Lotus mais potente, com 438 cv.

    Lotus Evora GT410 Sport
    Caçula Lotus Evora teve vida breve mas honrosa na linha da Lotus (Lotus/Divulgação)

    Sem remorsos, Popham ressaltou que a Lotus “só pensa em olhar para frente, e nosso futuro é cheio de inovação contínua”. 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.